Novo eCanter produzido no Tramagal apresentado na Alemanha, na maior feira do mundo de veículos comerciais. Foto: MFTE

O novo camião eCanter começará a ser produzido em massa na fábrica do Tramagal a partir de 2023 e insere-se na aposta em veículos neutros em CO2 da Daimler Truck.

A IAA Transportation, maior feira do mundo para veículos comerciais, decorre de 20 a 25 de setembro em Hannover, na Alemanha, e tem como um dos destaques a apresentação do Next Generation eCanter. O camião estará no mercado a partir do próximo ano e será produzido na fábrica da Mitsubishi FUSO, no Tramagal, onde a atual eCanter é fabricada em pequenas séries desde 2017.

A nova versão será produzida em massa e enquadra-se nos objetivos da Daimler Truck – grupo a que pertence a marca – de “solucionar os problemas ambientais urbanos ligados à poluição sonora e emissões de CO2, bem como responder às necessidades logísticas e de sustentabilidade dos clientes”, refere a empresa, em comunicado.

Novo eCanter produzido no Tramagal está na maior feira do mundo de veículos comerciais. Foto: MFTE

A marca destaca ainda que o desenvolvimento do veículo foi baseado na “análise de dados recolhidos ao longo de seis anos e mais de seis milhões de quilómetros realizados pelos cerca de 450 camiões” eCanter já produzidos, tendo a Daimler Truck revelado a ambição que, “em 2030, cerca de 60% das vendas nos 30 mercados europeus sejam de veículos comerciais neutros em CO2, e que a partir de 2039 apenas venda veículos neutros em emissões de CO2”.

Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia, assume o desafio, citado na nota informativa: “Na FUSO estamos na vanguarda da eletrificação de veículos comerciais. Ao dar o passo seguinte, alargando a nossa carteira de produtos e entrando na produção em larga escala, continuamos a liderar o transporte sustentável do futuro.”

Este é um passo fundamental também para Arne Barden, CEO da fábrica no Tramagal, também citado pela empresa: “A transição energética e a descarbonização estão a acontecer muito mais rápido do que inicialmente pensávamos. Com este novo produto conseguimos responder a muitos dos desafios do transporte urbano e da logística last mile de uma forma amiga do ambiente. Termos a nossa fábrica do Tramagal a liderar este desenvolvimento tecnológico deixa-nos muito orgulhosos, mas também nos dá muita responsabilidade”, pode ler-se.

eCanter. Foto: MFTE

O novo eCanter terá apenas dois centros de produção a nível mundial: a fábrica do Tramagal e a de Kawasaki, no Japão.

A apresentação europeia do camião elétrico light-duty da FUSO acontece duas semanas após a apresentação mundial no Japão. No âmbito da apresentação na IAA, a fábrica do Tramagal recebeu no dia 22 de setembro uma visita de um grupo de jornalistas internacionais oriundos dos principais mercados onde o Next Generation eCanter será aposta.

Jornalista internacionais visitaram a fábrica em Tramagal. Foto: MFTE

Next Generation eCanter

O novo camião apresenta uma autonomia de até 200 km com uma única carga, proporcionando mais flexibilidade aos condutores em percursos mais longos. Tal como com o actual eCanter, os clientes continuarão também a ter a opção de carregamento AC ou DC (rápido).

Na Europa, os clientes poderão escolher uma gama entre as 4,25 e 8,55 toneladas, e seis diferentes distâncias entre eixos. Há ainda 42 variantes, permitindo aplicações ainda mais diversificadas, em que pode funcionar como um reboque, um sistema basculante ou ter gruas instaladas para apoiar as empresas de construção.

A marca em Portugal

A FUSO Canter é um modelo de sucesso não apenas a nível global, mas especialmente a nível do mercado nacional, onde as primeiras unidades matriculadas datam de 1972 celebrando assim, em 2022, 50 anos de comercialização em Portugal que totalizam mais de 80.000 unidades e sendo possível encontrar em circulação unidades com mais de 30 e até 40 anos.

A visão da eletrificação da Canter começou há quase 10 anos, materializada em 2014 com a apresentação do projecto Canter e-CELL e em 2017 com o projecto piloto do primeiro protótipo eCanter, levado a cabo em seis cidades a nível mundial, entre as quais Lisboa onde, em 2018, 10 unidades foram entregues à Câmara Municipal para serviços de limpeza urbana com emissões zero.

A entrada na sua nova e 9ª geração, a mais recente e evoluída de sempre, é um marco importante na história de sucesso da FUSO Canter. No ano em que celebra 50 anos de atividade em Portugal, a Canter prepara-se para alargar a sua gama com o Next Generation eCanter e mostrar assim o futuro do negócio da FUSO, apostando na resposta à necessidade das grandes cidades de disporem de veículos comerciais de mercadorias não poluentes e que cumpram as cada vez maiores exigências ambientais, assegurando a distribuição e serviços no centro das cidades de uma forma ambientalmente sustentável.

A FUSO é uma marca da Daimler Truck que disponibiliza uma vasta gama de produtos comerciais, de categoria média e pesada, abrangendo cerca de 170 mercados internacionais. A marca é referência pela produção dos veículos desenvolvidos na tradição nipónica, ao longo de várias décadas., com a FUSO a assinalar este ano ano o seu 90º aniversário.

Notícia relacionada:

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.