A Câmara Municipal de Ponte de Sor assinou um “Memorando de Entendimento” com a Intercontinental Aviation Enterprise para a criação de uma nova escola de aviação no concelho, reforçando o posicionamento deste município como pólo formativo e tecnológico de relevância internacional.
O acordo foi firmado no Dubai por Rogério Alves, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, e por Wissam Mehyou, CEO da Intercontinental Aviation Enterprise, durante o Dubai Air Show, que decorrente entre 15 e 19 de novembro e é um dos mais prestigiados eventos mundiais dedicados à aviação e ao sector aeroespacial.
O projeto prevê a utilização de 4.000 metros quadrados no Aeródromo de Ponte de Sor para um centro de formação da Intercontinental Aviation Academy (FlyIAA), num investimento de 4 milhões de euros que terá a ambição de ser tornar “um dos centros de formação mais sustentáveis e inovadores da Europa”.
No site da empresa já é anunciada a abertura “para breve” da nova escola de aviação em Ponte de Sor.

A empresa anunciou recentemente novos centros de formação teórica na Arábia Saudita e no Iraque, reforçando a sua presença no Médio Oriente, ao mesmo tempo que prepara uma expansão significativa na Europa, através de parcerias estratégicas com academias na Grécia e no Chipre. A aposta em Portugal, e especificamente em Ponte de Sor, reforça o interesse da IAE em integrar-se no ecossistema europeu de formação aeronáutica.
O município, em parceria com a ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, participou na edição deste ano reforçando a sua aposta na internacionalização do projecto AEROSPACE 4.0, para promover o cluster aeronáutico de Ponte de Sor e destacar o Aeródromo Municipal como “infraestrutura de excelência, inovação e elevado potencial nos domínios aeronáutico e aeroespacial”.
Ao longo dos cinco dias do certame, a comitiva de Ponte de Sor “realizou diversos contactos com empresas e instituições de referência, com vista a estabelecer novas parcerias, atrair investimento e afirmar o concelho como um território de futuro para as indústrias da aviação e do espaço”, informa a autarquia.
