O nível do rio Tejo manteve a tendência de descida ao longo de todo o dia e a expectativa das autoridades é que continue a baixar durante a noite e a madrugada, disse fonte da Proteção Civil do Médio Tejo.
O rio está com a “situação a estabilizar em alta” e espera-se que vá “paulatinamente descendo durante o resto da noite”, embora ainda haja “bastante caudal”, afirmou o comandante sub-regional da Proteção Civil do Médio Tejo, David Lobato.
A mesma fonte indicou que ainda se registam “caudais de 4.000 metros cúbicos por segundo em Almourol”, Vila Nova da Barquinha, e, embora a barragem de Castelo de Bode esteja a fazer descargas, o volume de água libertado está a ser “conjugado com as barragens espanholas” para garantir que o nível do Tejo continua a descer.
“Não é expectável que tenhamos problemas e esperamos que amanhã continue assim”, antecipou, perante as previsões que apontam para uma melhoria das condições climatéricas e a redução da precipitação.
David Lobato adiantou ainda que, caso estas expectativas se confirmem, na segunda-feira, o nível de alerta do plano da Proteção Civil distrital de Santarém poderá descer do vermelho para o laranja ou, “eventualmente, até ao amarelo”.
O alerta vermelho foi acionado a 5 de fevereiro, dia em que o caudal no Tejo alcançou os 8.600 m3/s no ponto de medição em Almourol.
c/LUSA
