Ao longo dos próximos meses, o município de Torres Novas vai promover a oficina “Famílias Com Energia”, uma iniciativa que visa desenvolver as aprendizagens sobre a energia elétrica. As oficinas vão ter uma periodicidade mensal, e a primeira está marcada para sábado, dia 25 de novembro, das 10h30 às 12h00, na Central do Caldeirão.
Segundo informação divulgada pelo município, esta iniciativa “procura promover o desenvolvimento de aprendizagens no âmbito das ciências e tecnologias”, tendo em conta o local em que as oficinas vão decorrer.
Recorde-se que a Central do Caldeirão foi responsável pelo processo de produção e distribuição da iluminação pública de Torres Novas. Após a desativação da central, o espaço foi doado ao município, que sofreu as devidas obras de reabilitação, e ser transformado no Núcleo Museológico da Central do Caldeirão.
Os participantes vão ter a oportunidade de aprender sobre a história da eletricidade, e o património industrial e elétrico, além de “perceber” como se produz energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis.
As participações são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória, limitadas à lotação existente, através do email agenda.museu@cm-torresnovas.pt.
As ofertas de atividades educativas são desenvolvidas pela Versátil Arqueologia Industrial, e pretendem “envolver as famílias e a comunidade num ambiente propício à reflexão e experimentação de materiais, engenhos e técnicas”.
A próxima oficina está marcada para o dia 16 de dezembro. Para 2024, as datas previstas são 20 de janeiro, 24 de fevereiro, 16 de março e 13 de abril.

