Foto: mediotejo.net

A iniciativa, que decorre no sábado e no domingo, pretende atrair centenas de participantes, desde visitantes a membros da recriação histórica que traz à vila malabaristas, personagens em andas, mini ogres e cavalinho de madeira. Durante dois dias, vive-se um regresso ao passado, através da música, do artesanato, da gastronomia e dos jogos tradicionais e costumes de outrora.

O Mercado Medieval volta a contar com organização da Câmara Municipal de Vila de Rei, contando com o apoio do Agrupamento de Escolas e Junta de Freguesia de Vila de Rei, marcando o regresso do evento após dois anos de interregno causados pela pandemia de covid-19.

Mercado Medieval, 2018. Foto: mediotejo.net

“O Mercado Medieval é já um dos principais marcos culturais do concelho, recebendo centenas de visitantes que assistem e participam nesta recriação histórica”, frisa a autarquia vilarregense em nota enviada à imprensa.

Entre o Largo da Misericórdia, Rua Rainha Santa Isabel e ruas envolventes, irão desfilar figurantes trajados a rigor, retratando-se figuras e momentos da Idade Média, tudo isto envolto num programa cultural abrangente que irá conter teatro, música, animação e jogos tradicionais, além das mostras de artesanato e possibilidade de provar a gastronomia local, pelas ruas do centro histórico da vila. O programa contém ainda um momento de festa dedicado à Rainha Santa Isabel.

A assinalar a 11.ª edição, o Mercado Medieval abre portas no dia 14 de maio com um cortejo solene. A animação musical do primeiro dia está a cargo do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei, pelas 12h00, e pela Villa d’el Rei Tuna, pelas 21h00. Mas ao longo da tarde haverá vários momentos de teatro e animação medieval, a cargo da empresa Paulo Leitão – Voz, Música, Eventos, como ‘Bêbados e Carroça’ (15h00), ‘Luta de Espadas’ (19h30) e ‘Espetáculo de Fogo’ (22h00). O encerramento está previsto para as 22h30.

Mercado Medieval, 2018. Foto: mediotejo.net

Já no domingo, 15 de maio, o mercado abre mais cedo, pelas 09h00. Da programação deste dia fazem parte a animação ‘Bêbados e Carroça’ (09h30), atuações da Orquestra Tradicional da Escola de Música de Vila de Rei e do Grupo de Cavaquinho da Universidade Sénior de Vila de Rei (10h00), bem como animação de rua e ainda uma luta de espadas.

Neste dia, decorrerá também a eucaristia solene e respetiva procissão em honra da Rainha Santa Isabel (14h00). O encerramento do XI Mercado Medieval está previsto para as 17h30 com um ‘Espetáculo de Fogo’.

A Casa do Benfica de Vila de Rei, com o apoio da Câmara Municipal, organiza ainda no sábado, 14 de maio, uma nova edição do seu “Jantar Medieval”, iniciativa que faz parte do plano de atividades desta coletividade e que integra o programa do Mercado Medieval.

Notícia relacionada:

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.