Rainha Santa Isabel. Créditos: Pintura a óleo de Francisco de Zurbarán, c. 1635 (Museu do Prado)

Os próximos dias em Vila de Rei serão dedicados aos tradicionais festejos religiosos da Rainha Santa Isabel, com um programa que vai de 11 a 15 de maio, e pelo Mercado Medieval de Vila de Rei, cuja edição de 2022 decorrerá em dois dias, a 14 e 15 de maio. Os festejos religiosos iniciam-se às 21h00 desta quarta-feira, dia 11, com a oração do Terço do Rosário na Igreja de Nossa Senhora da Guia, seguindo-se a procissão com a imagem da Rainha Santa para a Igreja Matriz da vila.

Na quinta-feira, 12 de maio, pelas 18h00, haverá lugar à oração do Terço do Rosário e Eucaristia, na Igreja Matriz. Na sexta-feira, dia 13, pelas 20h00, será realizada a Eucaristia e procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima. No dia 14, sábado, pelas 17h30, faz-se novamente a Oração do Rosário e a Eucaristia vespertina de domingo.

No domingo, 15 de maio, serão realizadas as comemorações da Festa da Rainha Santa Isabel. Pelas 15h00 haverá Eucaristia solene, seguindo-se a procissão com a sua imagem, com ‘guarda-de-honra’ dos Bombeiros Voluntários e acompanhada pela Banda Filarmónica União Sardoalense. No final, a banda dará um pequeno concerto no Parque da Senhora da Guia, onde serão igualmente leiloadas as fogaças por voluntários das respetivas povoações.

Jantar Medieval regressa pela mão da Casa do Benfica de Vila de Rei

Casa do Benfica de Vila de Rei organiza novo Jantar Medieval este sábado. Foto: CBVR

A Casa do Benfica de Vila de Rei, com o apoio da Câmara Municipal, organiza no dia 14 de maio uma nova edição do seu “Jantar Medieval”, iniciativa que faz parte do plano de atividades desta coletividade.

A iniciativa, que acontece pelas 20h00 na Rua de Sto. António, tem o intuito de os participantes num animado jantar onde se reviverão os tempos e tradições antigas. Este evento será também um complemento ao Mercado Medieval de Vila de Rei, que decorre nos dias 14 e 15 de maio.

O menu é composto por sopa da pedra, sandes de pás de porco no espeto e filhós. Para acompanhar, haverá sangria e sumos.

Todos os interessados deverão realizar a sua inscrição até ao dia 13 de maio, através da página de Facebook, por e-mail ou pelo telefone/whatsapp 931 904 922.

Ao longo dos dois dias de Mercado Medieval, a 14 e 15 de maio, as instalações da Casa do Benfica de Vila de Rei vão aliar-se ao evento, funcionando como Tasca Medieval e providenciando serviço de comida e bebida.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.