A apresentação dos vencedores do concurso decorreu em Tramagal, nas instalações do Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira. Foto: mediotejo.net

Licínio Neto, de Torres Novas, foi o grande vencedor do Moovideias, concurso de empreendedorismo com o projeto RECADEX, uma ideia de negócio que permitiu a Licínio criar o seu próprio posto de trabalho através de um serviço de entregas e de prestação de recados feito de bicicleta que desenvolve em Torres Novas. Com a vitória no concurso, pretende agora expandir o negócio a outras localidades do Médio Tejo e criar novos postos de trabalho. Decididamente, esta foi uma ideia com pedalada! Maria do Céu Silva conquistou o 2º lugar, com o projeto ‘Ginja de Vila de Rei’, e Ger Arotzena o 3º lugar, com o projeto ‘Adrenaline Shock’.

A apresentação dos vencedores do concurso decorreu em Tramagal, nas instalações do Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira, tendo a CIMT, a par da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, aproveitado a oportunidade para lançarem a 2ª edição do Moovideias, concurso de empreendedorismo para a região.

O MoovIdeias é um concurso de Ideias associado a um Programa de Aceleração.

O MoovIdeias é um concurso de Ideias associado a um Programa de Aceleração. O objetivo será selecionar cerca de 25 projetos para integrarem um programa de 5 sessões, proporcionando um acompanhamento ativo.

No final do programa, os projetos que evoluíram, a partir de ideias, serão apresentados a um júri que escolherá aquele que, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, tenha obtido maior pontuação. O vencedor ganhará um prémio de 40 horas de mentoria pessoal por parte de especialistas. Haverá igualmente prémios para o segundo e o terceiro classificado.

A sessão, aberta pela vereadora Celeste Simão, da Câmara de Abrantes, contou com a presença de diversas entidades, entre eles Júlia Amorim, na qualidade de presidente da Tagus, Miguel Pombeiro, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e Conceição Pereira, técnica coordenadora da TAGUS, entre outros.

Em declarações ao mediotejo.net, Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIMT, disse que o MoovIdeias decorreu de “uma candidatura comunitária promovida pela CIMT, em conjunto com os três grupos de ação local do território [a ADIRN, a TAGUS e a Pinhal Maior], e visa de facto ajudar os empreendedores a transformar uma ideia num negócio em concreto”.

“Tivemos a felicidade deste projeto coincidir com um sistema de incentivos que têm concurso aberto no nosso território – o SI2E (Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego). E, portanto, a nossa ideia é que de facto este concurso de ideias possa ajudar a criar empresas e que se possa cruzar com os regimes de sistemas de incentivos para a criação de empresas”, destacou Miguel Pombeiro.

“Hoje deu-se o pontapé de partida quanto à segunda edição”, a cargo da Tagus, estando ainda prevista uma terceira edição no final do ano, com a Pinhal Maior, e uma quarta no primeiro trimestre de 2018 com a ADIRN”.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.