Igreja Matriz da Atalaia. Foto: Pérsio Basso/CMVNB

As Câmaras Municipais de Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere vão assinar esta segunda-feira, dia 30 de janeiro, às 10 horas, na Igreja Matriz de Atalaia, Vila Nova da Barquinha, um protocolo com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal com vista à sinalização do Caminho de Santiago uma vez que este tem conhecido um aumento anual de peregrinos.

Em nota de imprensa, a autarquia de Vila Nova da Barquinha refere que a cerimónia ficará marcada pela “apresentação da marcação do Caminho e dos azulejos e setas com o símbolo (concha)”, com que as autarquias pretendem sinalizar esta rota dentro da área geográfica de cada concelho, garantindo a uniformidade do mesmo, com o objetivo de colmatar a ausência de informações ou sinalização, bem como apoiar os peregrinos, facilitando a sua orientação, deslocação e comodidade.

Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do protocolo assinado entre a Turismo Centro de Portugal e a Associação de Peregrinos Via Lusitana, que visa a colocação de sinalética na totalidade do troço do Caminho de Santiago que atravessa a região Centro.

No concelho de Vila Nova da Barquinha, “além dos azulejos colocados em marcos, será também colocada ao longo de todo o percurso outra sinalética, nomeadamente painéis informativos, desde o Pedregoso, no início do Caminho, até à ribeira de Tancos, junto ao Ecocentro, no limite do norte do concelho”, refere ainda a mesma nota.

O percurso integra a antiga Estrada Real Lisboa-Porto, que conduz os peregrinos da Quinta da Cardiga ao Pedregoso, entrando no concelho de Vila Nova da Barquinha.

 

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *