Hospital de Tomar. Foto: DR

O Hospital de Dia da Diabetes (HDD), do Centro Hospitalar do Médio Tejo, instalado em Tomar, celebrou oito anos de existência esta quinta-feira, dia 12 de abril, e para assinalar a data os utentes foram “brindados com alguns mimos”, proporcionados pela equipa que diariamente está ao seu serviço.

Cristina Gonçalves, diretora clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo e coordenadora do Hospital de Dia da Diabetes lembrou o princípio deste projeto: “Há exatamente oito anos nasceu o Hospital de Dia de Diabetes do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Foi iniciado um programa estruturado de educação terapêutica. Em duas pequenas salas, apenas com duas enfermeiras em tempo parcial e com a colaboração pontual de nutricionista, era possível a realização de sessões de grupo e, também, três a quatro sessões individuais por dia”, recordou Cristina Gonçalves.

A consolidação do Hospital de Dia da Diabetes foi acontecendo ao longo dos anos e “hoje são atendidas cerca de 50 pessoas por dia. Cerca de 600 pessoas usufruem de educação terapêutica, mas também de cuidados podológicos e de tratamento de patologia ulcerativa. Para além de três enfermeiros, dispomos de Nutricionista, Podologista e Psicóloga”, refere a diretora clínica.

Cristina Gonçalves adiantou que “o passo seguinte é a certificação pelo Sistema de Qualidade. O crescimento do Hospital de Dia de Diabetes, integrado na Unidade Autónoma de Diabetes e Obesidade do CHMT, continua a ser um objetivo do Centro Hospitalar do Médio Tejo, para a melhoria da qualidade de cuidados à pessoa com diabetes”, concluiu a directora clínica.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *