Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo garante serviços de transportes públicos durante o período de verão. Créditos: CIMT

Tendo em conta o término das aulas, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) colocou em funcionamento no dia 9 de julho uma rede de serviços de transporte público que prevê um conjunto de circulações diárias adequado ao contexto de férias escolares.

Esta rede engloba todos os concelhos pertencentes à região do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha). Nos municípios de Ferreira do Zêzere, Sertã e Vila de Rei, o serviço é assegurado pela Rodoviária da Beira Interior, enquanto que nos restantes concelhos é a Rodoviária do Tejo a operadora responsável.

Todos os circuitos e horários podem ser consultados aqui. Também pode fazer pesquisas de diferentes percursos aqui.

Além desta rede de transportes, está também disponível o serviço de Transporte a Pedido (TAP), o qual funciona todos os dias úteis. Este serviço, que dispõe de circuitos, paragens e horários definidos, distingue-se do transporte público regular uma vez que é o cliente que marca a sua viagem, através do pedido para a central de reservas, pelo que depois basta aguardar à hora marcada na paragem definida. Igualmente em operação nos 13 concelhos do Médio Tejo está o serviço LINK, que durante os dias úteis liga as 13 sedes de concelho do Médio Tejo. Ao fim de semana está em operação em seis cidades: Abrantes, Entroncamento, Fátima, Ourém, Tomar e Torres Novas.

Para usufruir dos serviços de Transporte a Pedido (TAP) e LINK, basta efetuar a sua reserva no dia útil anterior ao que pretende viajar – das 9h às 15h – através do número de telefone gratuito 800 209 226, o qual está operacional de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Existe ainda a opção de efetuar a sua reserva online, todos os dias da semana até às 15h. Na aquisição de carteira de 10 bilhetes usufrui de um desconto de 30 por cento.

Em nota de imprensa, a CIMT diz que “a garantia de transporte público aos cidadãos da região é um objetivo diário”, pelo que esta Comunidade Intermunicipal “tem dado vários passos nesta matéria para salvaguardar e não comprometer a prestação de um serviço básico às populações”.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.