A Câmara Municipal de Mação aprovou recentemente a nova Tabela de Abastecimento de Água ao concelho que não sofria alterações desde 2010. Trata-se de um aumento de 2% em que, para uma fatura da água de 20 euros, o aumento será de cerca de 40 cêntimos.
Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, explicou ao mediotejo.net que houve necessidade de proceder a um ajustamento nos preços porque “todos os anos a autarquia sofria atualização dos preços por parte das Águas do Centro (empresa que assegura o fornecimento de água ao concelho) e que não estávamos a repercutir esse aumento nos clientes”.
O presidente da Câmara Municipal de Mação explicou que se trata de um aumento de cerca de 2% e deu o exemplo de que, para uma fatura da água de 20 euros, o aumento será de cerca de 40 cêntimos, ou para uma fatura de 28 euros, o aumento será de cerca de 56 cêntimos.
Vasco Estrela referiu ainda que, nas zonas onde não há saneamento, os munícipes não pagam a taxa de saneamento.
A nova tabela entra em vigor em janeiro de 2016.
Ao contrário do que estava previsto para setembro/outubro deste ano, a água que corre nas torneiras do concelho de Mação ainda não é proveniente da Albufeira de Castelo do Bode uma vez que, explicou Vasco Estrela, “há um atraso na empreitada que fará a ligação desde a Cabeça Gorda”. No entanto, o presidente da autarquia de Mação espera que essa questão esteja resolvida em meados do próximo ano.