Foto: GNR - Comando Territorial de Santarém

Depois de o presidente da Câmara Municipal de Mação ter demonstrado o seu desagrado pelo desequilíbrio na distribuição de meios e falta de reforço de efetivos da GNR no posto de Mação, eis que esta quarta-feira, dia 23, depois de reunião no Comando Territorial de Santarém, Vasco Estrela disse trazer a garantia de que o posto de Mação virá a ser dotado de mais militares, uma vez que tal situação já estava a ser ponderada pela GNR. Esta reunião surgiu após as declarações públicas do edil em reunião de Câmara, onde reclamou um “tratamento equilibrado” na distribuição de meios entre concelhos, reconhecendo que a sua divulgação na comunicação social gerou “algum desconforto”.

Em causa está a diminuição do número de elementos no posto da GNR de Mação aliada ao recente reforço de militares em destacamentos desta força policial na região, à exceção do posto maçaense. Após exposição do presidente da autarquia, onde mostrou publicamente o seu desagrado sem meter em causa a ação da Guarda Nacional Republicana no município que gere, foi chamado a reunir com o Comando Territorial de Santarém.

Em declarações à comunicação social, deu conta que a reunião decorreu de forma “cordial e com elevação”, sendo que Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, se fez acompanhar de José Saldanha Rocha, presidente da Assembleia Municipal de Mação, e do vice-presidente da autarquia, António Louro.

“Acho que foram dados passos importantes para que haja um efetivo em Mação que se coadune com aquilo que são as necessidades”, disse o autarca, frisando que isto não significa que “até ao momento não tenham sido cumpridas todas as funções da Guarda Nacional Republicana. Não há propriamente, nem nunca houve, uma situação de insegurança por falta de meios”, sublinhou.

ÁUDIO | VASCO ESTRELA, PRESIDENTE CM MAÇÃO:

“Efetivamente tinha a perceção que existia uma distribuição de meios que podia não ser a mais adequada”, admitiu.

Acontece que, do Comando Territorial, o autarca trouxe agora o esclarecimento e garantia de que as coisas poderão ter novo rumo a breve prazo, fruto também dos militares que irão entrar ao serviço da GNR, dado os cursos de formação que entretanto foram concluídos.

“Estou convicto que, com a nova fornada de meios que vão entrar ao serviço da GNR, fruto dos cursos que entretanto foram concluídos, admito como muito provável que haja um reforço de meios no concelho de Mação”, começou por indicar Vasco Estrela.

“Eu trouxe a garantia que sim, que irá existir esse reforço de meios. Foi-me transmitido que esse reforço de meios estava ponderado. Tal não decorreu das minhas declarações. Era algo que já estava previsto há mais tempo, e que vem de encontro à reunião que tinha tido com o senhor Comandante a 22 de março de 2021, onde lhe tinha transmitido o que disse em reunião de Câmara e onde ele me transmitiu que, quando houvesse oportunidade iria haver esse reforço de meios”, justificou.

Tenente-Coronel Gonçalo Carvalho, Comandante do Comando Territorial de Santarém da GNR, reuniu em final de março de 2021 com o autarca Vasco Estrela, no Edifício dos Paços do Concelho, onde estas questões já haviam sido debatidas. Foto: CM Mação

Quanto à distribuição de meios e reforço de efetivos em alguns destacamentos da região que não Mação, o edil disse terem sido dadas justificações, nomeadamente pelos critérios de disponibilidade de meios, sendo que o facto de existir um determinado número de efetivos não significa que estejam todos operacionais.

“Não tenho conhecimento, objetivamente, das situações em concreto em cada posto e tenho de dar como boas – acreditando na palavra das pessoas, que acredito evidentemente – as justificações que foram dadas. Acho que foi importante a reunião, ainda demorada, no sentido de os pontos de vista poderem ser esclarecidos”, referiu.

O autarca disse também que se aproveitou para “falar de outros assuntos pendentes”, nomeadamente a questão do posto, que funciona em instalações da Câmara Municipal de Mação. “Refletimos no sentido de formalizar toda a situação de ocupação, uma vez que até agora não existe nenhum protocolo [de cedência do espaço e manutenção do mesmo]”, notou.

Em cima da mesa esteve também a visão sobre o futuro, uma vez que as instalações já têm algumas décadas e que há mais de 20 anos se fala em construir um novo quartel em Mação.

“Podemos trabalhar em conjunto, no sentido de encontrar melhores condições para estes homens e para estas mulheres. A Câmara manifestou a disponibilidade – que já vem dos meus antecessores – de ceder um terreno e eventualmente fazer a elaboração de um projeto, para podermos colaborar em prol desta instituição tão importante para a segurança dos nossos cidadãos. Porque é isso que me preocupa”, concluiu.

Crendo que esta reunião foi “importante e produtiva”, o edil reconheceu que foi também essencial para permitir esclarecer e expor os diferentes pontos de vista, quer da autarquia, quer da Guarda Nacional Republicana.

“Agora há que trabalhar e esperar que tudo se confirme”, terminou Vasco Estrela.

NOTÍCIA RELACIONADA

Mação | Autarca manifesta desagrado por falta de reforço de militares da GNR (C/ÁUDIO)

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *