O município de Mação vai avançar com a implementação do projeto “Condomínios de Aldeia” em 10 localidades do concelho, uma iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dirigida às aldeias situadas em territórios de floresta.
O programa tem como principal objetivo reforçar a proteção e a resiliência das aldeias situadas em áreas florestais vulneráveis, através da gestão do território envolvente às zonas edificadas. As intervenções previstas passam pela reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas e agro-silvopastoris, integradas nas faixas de gestão de combustível (FGC), contribuindo para a redução do risco de incêndio rural.
A candidatura apresentada pelo município de Mação abrange dez aldeias do concelho: Arganil, Moita Ricome, Freixoeiro, Freixoeirinho, Galega, Feiteira, Roqueira, Vale de Grou e Venda Nova.
No sentido de esclarecer a população sobre os objetivos e o alcance do projeto, o executivo municipal, em conjunto com o Gabinete Florestal, promoveu reuniões com os habitantes das aldeias abrangidas, realizadas nos dias 29 e 31 de dezembro.


