O escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, concelho de Ponte de Sor, irá apresentar uma obra literária que versa sobre os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, unidos pelos seus ícones da literatura e cultura portuguesa, António Botto, Camões e Gil Vicente. Foto: Patrícia Santos Pinto

O escritor José Luís Peixoto vai estar em Sardoal, Abrantes e Constância entre os dias 15 e 17 de dezembro, respetivamente, para apresentar o mais recente livro “Onde”, da Quetzal Editores, onde evoca mais de sessenta lugares dos três concelhos que visita.

Sardoal recebe a apresentação de “Onde” na quinta-feira, dia 15, na Biblioteca Municipal, pelas 16h00. Em Abrantes o encontro com o escritor e apresentação do livro acontece na sexta-feira, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, às 18h00. O périplo termina no sábado, dia 17, em Constância, às 18h00, onde José Luís Peixoto estará na Casa-Memória de Camões para apresentar a mais recente obra literária.

Refira-se que o livro “Onde” é um livro de viagem alargado e que conta com um roteiro literário pelos territórios de António Botto, Camões e Gil Vicente, com uma rota por mais de sessenta pontos de interesse nos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal.

No concelho de Abrantes, esta obra literária fala de locais como o Cais de Acostagem de Rio de Moinhos, o Alto de Santo António, o Miradouro da Penha (Tramagal) ou o Santuário de Nossa Senhora do Tojo, mas também inclui os Moinhos de Entrevinhas ou a Praça da República, em Sardoal, o miradouro do Cristo Rei, em Matagosa, concelho de Abrantes, a Praça Alexandre Herculano, o Largo Cabral Moncada e as Escadinhas do Tem-Te Bem , em Constância, o Chafariz das Três Bicas, no Sardoal, o Castelo e o Jardim do Castelo em Abrantes, entre muitos outros.

“Onde” é uma obra inédita, criada por José Luís Peixoto especialmente para os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, no âmbito do projeto cultural intermunicipal “Caminhos Literários”. O projeto inclui ainda a colocação de estruturas nos locais referidos no livro, onde os visitantes poderão ler os vários textos, criando assim um produto turístico-cultural em que a literatura é a alavanca para a descoberta de novas paisagens.

Recorde-se que em julho deste ano a obra foi lançada, antes do livro chegar às livrarias, com a presença do escritor e dos autarcas de Abrantes, Constância e Sardoal, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, tendo sido apresentado o projeto que resultou numa rota literária inspirada neste novo livro.

NOTÍCIA RELACIONADA

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *