Jogo solidário no Tramagal apoia família afetada por incêndio em Rio de Moinhos. Foto arquivo: mediotejo.net

O jogo solidário “TSU vs AREPA”, marcado para sábado, 17 de janeiro, no Tramagal, a contar para a 15ª jornada da 1ª divisão distrital, destina a totalidade da bilheteira ao apoio da família de David Pereira, colaborador do mediotejo.net, que perdeu a casa e todos os seus pertences num incêndio ocorrido na noite de 9 de janeiro, na Rua da Chã, na freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Abrantes.

O incêndio não causou vítimas, mas provocou danos materiais significativos na habitação onde residiam David Pereira, a mãe e a irmã. Segundo fonte próxima da família, o agregado foi realojado temporariamente em casa de familiares, enquanto decorre uma avaliação mais detalhada dos estragos.

De acordo com a mesma fonte, a origem do fogo, que teve início no sótão da casa, poderá estar relacionada com um curto-circuito, embora as causas venham a ser apuradas pelas entidades competentes.

O alerta foi dado cerca das 19h30, tendo a ocorrência entrado em fase de resolução por volta das 21h00. No combate às chamas estiveram envolvidos os Bombeiros de Abrantes, a Proteção Civil e o apoio do Município de Abrantes, intervenção que mereceu um agradecimento público da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos pela “rápida e eficaz atuação”.

Entretanto, os gestos de solidariedade multiplicam-se, tanto nas redes sociais como através de contactos diretos com a família, manifestando disponibilidade para prestar apoio. Os serviços sociais do Município de Abrantes acompanham o processo, encontrando-se a definir, em articulação com a família, as necessidades prioritárias, estando prevista a criação de uma conta solidária, que será divulgada oportunamente.

A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos manifestou também “profundo pesar pela situação vivida”, assegurando total solidariedade para com a família residente e garantindo todo o apoio possível dentro das suas competências.

Habitação foi muito afetada por incêndio em Rio de Moinhos. Foto: JFRM

Além do jogo solidário, estão ainda a ser projetadas outras iniciativas de apoio, que serão divulgadas a seu tempo, num movimento que reforça a ideia de que o futebol e o desporto em geral continuam a ser um importante veículo de união, cidadania e solidariedade.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *