Associação de Futebol de Santarém faz participação ao Ministério Público e Mação quer validação do título de campeão. Foto: mediotejo.net

A Associação de Futebol (AF) de Santarém, em comunicado, deu hoje conta de uma participação ao Ministério Público pelo sucedido no jogo da última jornada do campeonato de futsal entre o Mação FC e o Benavente FC, mais informando que decidiu não homologar o resultado de 60-0 e que daria ao Mação o título de campeão. O Mação, também em comunicado, disse hoje que a sua honra não pode ser beliscada e reclama a validação do resultado e do título de campeão.

Pela importância da decisão e teor da informação, transcrevemos na íntegra os dois comunicados, começando pelo comunicado público da direção da AF Santarém, emitido hoje, segunda-feira, dia 8 de maio.

DECISÃO DA DIREÇÃO DA AF SANTARÉM:

“Campeonato Distrital Futsal Seniores Masculinos

Jogo nº 501.00.130.0 – Mação FC x Benavente FC (a contar para a última jornada da prova)

1. Ontem, através de Comunicado – publicado no site oficial da AF Santarém -, Direção da Associação de Futebol de Santarém manifestou publicamente o seu impressivo desagrado quanto ao ocorrido no jogo em referência.

É tempo, agora, perante essa situação, de agir jogando mão dos meios legais e regulamentares que se encontram ao seu dispor, com vista a repor o bom nome das competições desportivas que organiza e dos valores do desporto.

2. Assim sendo, decidiu a Direção da Associação de Futebol de Santarém, na sua reunião de hoje, 8 de maio de 2023:

a) Não proceder à homologação do resultado verificado;

b) Não homologar o resultado da prova.

3. Por outro lado, paralelamente, atentos os factos que determinaram o alcançar de um resultado inconcebível para um normal jogo de futsal, e levando ainda em linha de conta a informação e denúncia disciplinar adiantadas pelo membro da Direção desta associação presente no jogo e do qual se viu, perante o que assistiu, forçado a abandonar o recinto, a Direção da Associação de Futebol de Santarém, decidiu enviar participação disciplinar ao órgão competente, ou seja, ao Conselho de Disciplina da AF Santarém.

Mais entendeu solicitar ao órgão a maior celeridade nas decisões que o mesmo tenha por conveniente, requerendo que o procedimento disciplinar seja, por aquele órgão, qualificado de urgente.

4. Nos termos do artigo 6º do Regulamento Disciplinar, a AF Santarém tem o dever de comunicação ao Ministério Público a eventual ocorrência da infração que possa revestir natureza e motivação criminal ou contraordenacional.

Os factos e as circunstâncias em que os mesmos se verificaram, representam, na opinião desta Direcção, indícios de eventuais práticas de crimes, atenta a disciplina consagrada na Lei n.º 50/2007 de 31 de agosto, que veio estabelecer um novo regime de responsabilidade penal por comportamentos suscetíveis de afetar a verdade, a lealdade e a correção da competição e do seu resultado na atividade desportiva.

5. Com esta pronta reação, na busca de responsabilidades, disciplinares e criminais, a Direção da Associação de Futebol de Santarém espera contribuir para o alcançar de uma resposta, igualmente pronta e eficaz, a factos que a todos os desportistas não podem ficar alheios”, conclui.

Mação Futebol Cube rejeita acusações e defende homologação da prova

Em comunicado emitido também esta segunda-feira, a direção do Mação Futebol Clube veio dar conta da sua posição pública sobre os factos do ocorrido no jogo de sábado, e que também transcrevemos na íntegra.

ESCLARECIMENTO DO MAÇÃO FC:

“O Mação Futebol Clube vem, por este meio, prestar os devidos esclarecimentos sobre os factos ocorridos no passado dia 6 de Maio.

Para aqueles que agora comentam o acontecimento do jogo Mação FC contra o Benavente FCA, damos a conhecer alguns factos: o Mação FC fez os primeiros 4 meses de época em casa emprestada, desde treinar em Gavião, jogar em Vila de Rei, sempre com a “casa às costas”, sendo um esforço enorme para um Clube com 2 épocas de reativação.

Apesar destas adversidades, conseguiu chegar à última jornada em igualdade pontual com o Vitória CS, com todo o mérito e esforço de um grupo de jogadores incansáveis, estando, por isso, tudo em aberto para a última jornada em termos classificativos.

Para aqueles que acham que ter camisolas de campeão prontas é uma indicação de algo menos ético, nas últimas 5 épocas, em 10 jogos realizados entre as duas equipas, o Vitória CS contava com 2 vitórias e 8 derrotas perante o GRUDER. Perante este facto, quem achar que isto não seria suficiente para ter camisolas prontas, é porque saberia que a vitória em Santarém era garantida para o VCS.

A proximidade de AFS e Vitória CS é normal que exista, pois é muito meritório o trabalho desenvolvido, ao longo dos anos, pelo VCS na formação e reconhecido por todos a nível regional e nacional. Contudo, não dá o direito a que honra do Mação FC seja posta em causa desta forma!

As acusações de que o Mação FC está a ser alvo são graves e o Clube não as irá deixar passar em claro, sem as devidas diligências legais.

Sabendo a AFS das condicionantes do BFCA apresentadas na véspera do jogo e estando nomeado um representante da mesma no Pavilhão, devia ter sido a AFS a primeira a tentar encontrar uma solução ética para a resolução do problema, pois o Mação FC sempre mostrou abertura para jogar noutra data ou horário, devendo a AFS fazer uma reflexão sobre casos idênticos que ocorrem nos mais diversos campeonatos organizados pela mesma e que não têm o mesmo tratamento.

Para aqueles que agora colocam a nossa ética em causa, será que resultados de 34 a 0 (zero) num jogo de infantis são éticos e respeitam os valores da formação?

Perante os factos e sabendo o Mação FC que a tradição seria o Campeão Distrital ser designado pela AFS para disputar a Taça Nacional e sabendo que o Mação FC não está em condições de poder participar em Campeonatos Nacionais na próxima época, entende este Clube, para bem do futsal distrital, que deverá ser indicado o VCS para representar o distrito na Taça Nacional.

No entanto, a homologação dos resultados deve ser feita pela AFS, tendo em conta que todos os regulamentos foram cumpridos no jogo do dia 6 de Maio, que resultaram com o Mação FC campeão.

O Mação FC está e estará sempre disponível para o apuramento de toda a verdade, pois o bom nome do Clube não pode ser colocado em causa por algo que lhe é completamente alheio.

Face ao exposto, o Mação FC estará atento e não hesitará em atuar judicialmente contra aqueles que coloquem o bom nome da instituição em causa”, conclui.

Benavente dá a sua versão dos factos para os 60-0 em Mação

O Benavente Futsal Clube Associação (BFCA), que perdeu no sábado por 60-0 com o Mação, explica, em comunicado publicado hoje, segunda-feira, a sua versão dos acontecimentos e de um resultado insólito que viria a dar o título de campeão distrital ao Mação. Pelo menos no plano teórico, uma vez que a Associação de Santarém instaurou um inquérito e suspendeu a homologação do resultado e do campeonato até apurar os resultados da investigação em curso.

O Benavente afirmou hoje, em comunicado, que informou a Associação de Futebol de Santarém de que não teria jogadores disponíveis para o jogo em questão e que não terá tido resposta ao e-mail. O jogo decorreu, ainda assim, com o Benavente a ter apenas três atletas no terreno de jogo. O clube de Benavente diz ainda que houve uma alteração ao horário do desafio e que, por isso, não teria o número normal de jogadores disponíveis para ir a jogo. Então, questionou a AFS sobre as consequências de não comparecer no jogo e a organização remeteu para os “valores de multas que constam no artigo 49º”.

Pela importância do tema transcrevemos o comunicado do Benavente na íntegra:

“O BFCA vem por este meio fazer um esclarecimento à população acerca dos acontecimentos após o resultado do jogo contra o Mação que se realizou no dia 6 de maio, Na terça feira, 2 de Maio foi comunicado pela AFS a alteração ao horário do jogo. O BFCA neste dia mesmo respondeu que por motivos de falta de jogadores teria dificuldade em comparecer ao mesmo.

Ainda na sequência deste tema o BFCA questionou a AFS quais as implicações de uma falta de comparência, a AFS respondeu apresentando os vários valores de multas que constam no artigo 49. No dia 5 de maio pelas 11.00h o BFCA enviou um email para a AFS comunicando que tinha apenas 3 jogadores disponíveis para o jogo de dia 6 de maio. O BFCA nunca obteve resposta a este email.

O BFCA apresentou se ao jogo com os 3 jogadores como tinha sido comunicado  à AFS, sendo que no decorrer do jogo o treinador se dirigiu à equipa de arbitragem solicitando que a outra equipa jogasse apenas com 3 jogadores. Tal facto foi negado pela equipa de arbitragem alegando que não tinham poder para o fazer ficando essa decisão ao critério da equipa adversária.

Fomos informados pela AFS que irá decorrer um inquérito acerca do resultado do jogo. Logo, durante este processo o BFCA não deverá prestar mais esclarecimentos acerca do facto da falta de jogadores do plantel e aos motivos da sua ausência.

Muita coisa tem sido dita nas redes sociais e na comunicação social mas nem tudo corresponde a verdade. Muito obrigado aos 3 atletas que compareceram ao jogo e que passaram por esta difícil situação que foi presenciada no pavilhão pelo vice presidente da AFS , o sr. Jorge Heleno que assistiu a parte do jogo e que deixou que este decorresse normalmente.

Resta pedir desculpa à população de Benavente pelo facto do bom nome desta terra estar a ser associado a toda esta situação”, conclui.

Notícias relacionadas:

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Nao conheco nenhum dos ckubes mas reconheco ao longe batota . Varios factores poderism ter sido usados pelo benavente para nao haver aquele resultado como por exemplo lesao de um jogador…
    Tambem estranho nos videos que vi a pressa do benavente em por a bola em jogo para levar mais golos.
    Posto isto nao duvido de batota e por mim os dois clubes eram rebaixados… e os dirigentes afastados para sempre do desporto.
    E preciso ter lata para querer ser campeao assim…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *