Francisco Jerónimo, presidente da Associação de Futebol de Santarém. Foto: Jorge Santiago/mediotejo.net

A Associação de Futebol (AF) de Santarém, em comunicado, afirmou hoje sentir-se “envergonhada” com a goleada histórica por 60-0 no jogo entre Mação e Benavente e que deu o título de campeão distrital de futsal à equipa maçaense. Em comunicado, o órgão presidido por Francisco Jerónimo diz que vai investigar e apurar todas as responsabilidades de um campeonato “manchado” e cujos “danos” são “irreparáveis”.

O Mação Futebol Clube sagrou-se na noite de sábado campeão distrital de futsal ao golear o Benavente por 60-0, num resultado insólito. Na entrada para a última jornada, o Mação dividia o primeiro lugar com o Vitória de Santarém, mas apresentava uma desvantagem de 33 golos, que conseguiu anular, frente a um Benavente que se apresentou na quadra apenas com um guarda-redes e dois jogadores de campo. Se no lado do Mação se fez a festa de campeão, do lado de Santarém e nas redes sociais as críticas não se fizeram esperar, com a AF de Santarém a reagir este domingo em comunicado AQUI.

Com o incómodo gerado, e independentemente do que se venha a apurar pelo facto do Benavente se ter apresentado a jogo apenas com três jogadores, é de realçar também que, até ao momento, o órgão que gere as competições distritais não deu os parabéns ao novo campeão. Uma situação que a modalidade dispensava e em que ninguém sai bem na fotografia. O mediotejo.net foi o único orgão de comunicação social presente no Pavilhão Municipal de Mação, onde assistiu a um desafio de sentido único.

Benavente FC apresentou-se com três jogadores em Mação e a equipa da casa aproveitou para marcar 60 golos e sagrar-se campeã distrital de futsal. O resultado, insólito, está a dar muito que falar. Foto: mediotejo.net

Pela importância do tema transcrevemos o comunicado da AF Santarém na íntegra:

“O dia 6 de maio é um dia muito triste para o futsal distrital e para o desporto regional. A Direção da Associação de Futebol de Santarém sente-se envergonhada pelo que se passou na primeira divisão distrital de futsal, em seniores masculinos.

Nos quase 100 anos de história da Associação Futebol de Santarém não há memória de um episódio tão grave. Esta Direção está a recolher toda a informação para remeter o assunto para os órgãos disciplinares competentes, mas não podemos permitir que o caso passe em claro. Exigimos responsabilidade aos agentes envolvidos.

Não podem existir razões que levem o Benavente Futsal Clube a entrar com apenas três atletas, sendo dois da formação e com o comportamento tão passivo, como o testemunhado por toda a gente presente no pavilhão.

Não admitimos nem aceitamos que dirigentes e treinador tenham exposto jovens atletas, a tão grande humilhação. Isto não é desporto!

Não é para isto que dezenas de atletas treinam, que pais acompanham os filhos, que dirigentes fazem muitos esforços para garantir atividades, que autarquias apoiam e empresas investem nos nossos clubes.

Ironia do destino, este triste acontecimento surge no mesmo dia em que se disputou a fase final do Tejo Futsal Cup, um espaço competitivo de seleções regionais de sub-12 e Sub-14, que assume um carácter de valorização do futsal, com ética e fair-play, que a Associação organizou.

Infelizmente este campeonato está manchado e os danos são irreparáveis.

Esta Direção não se conforma e queremos que se retirem todas as consequências de um caso que nega os valores do desporto”.

NOTÍCIA RELACIONADA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *