O município de Ferreira do Zêzere iniciou uma intervenção na localidade de Castanheira para melhorar o acesso pedonal à piscina flutuante e ao ancoradouro da praia fluvial do Lago Azul, reforçando a segurança, a acessibilidade e a valorização ambiental do espaço.
As obras, já em curso e com parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contemplam a instalação de um novo passadiço e de escadarias de acesso, numa área total de 149 metros quadrados.
As novas estruturas são construídas em material compósito, resultante da combinação de fibras de madeira natural e PVC, permitindo uma “integração equilibrada na paisagem envolvente”.

“O projeto não exige movimentos de terra e os equipamentos são pré-fabricados e amovíveis, minimizando impactos ambientais e contribuindo para a preservação do equilíbrio ecológico. Além disso, garante acesso seguro aos equipamentos mesmo em períodos de nível baixo da albufeira”, refere a nota divulgada pela autarquia.
A intervenção integra um conjunto de investimentos do município destinados a potenciar o turismo e as atividades de lazer, reforçando o “compromisso com a valorização ambiental da região e a melhoria das condições para residentes e visitantes”.
