A 32ª Feira de Enchidos, Queijo e Mel arrancou este sábado e vai estender-se até dia 6 de agosto para mostrar aos visitantes o que de melhor Vila de Rei tem para oferecer. É obrigatório percorrer os 103 expositores, com artesanato, produtos locais e muitos dos saberes e sabores da região, e onde não falta a animação infantil e musical e as mais diversas tasquinhas com comes e bebes no Parque de Feiras.
Trata-se de um evento organizado pelo Município no sentido de divulgar a cultura, a gastronomia e também o tecido empresarial do concelho, com o objetivo de promover o território.

São nove dias de festa, celebrando 32 anos da Feira dos Enchidos, Queijo e Mel (FEQM) de Vila de Rei. Recorda-se que o evento começou numa área pequena, no Jardim da Nossa Senhora da Guia, com músicos e artistas locais. O evento durava então 4 dias, um fim de semana prolongado e tinha um punhado de expositores espalhados por 100 m².
Mas a festa foi crescendo e convidando gentes de fora, dando a conhecer os produtos locais, a terra, as pessoas e o bem saber receber. Atualmente a festa anima a vila durante mais de uma semana, ocupa uma área de cerca de 1.360m² e conta este ano com 103 expositores e cada vez mais visitantes. No primeiro dia contou com a presença de várias figuras ilustres de Vila de Rei e também com a deputada do PSD Cláudia André, com o presidente da Câmara Municipal da Barquinha, Fernando Freire, e com o ainda presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, que deixa o cargo por estes dias após 17 anos na liderança daquela entidade.
O presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei afirmou ter “excelentes expectativas” esperando que “os expositores tenham ótimas vendas. O objetivo é dar a conhecer todos os produtos que se fazem no concelho de Vila de Rei. Estamos bem!”.
Ricardo Aires referiu que “a feira tem crescido e o nosso concelho também tem crescido e por isso estamos no bom caminho”. Lembrou os dois anos de interregno na festa devido à pandemia de covid-19 mas notou que “cada vez há mais empresas na Feira”.
O autarca considera que após a pandemia “há um olhar diferente para o interior do País” apesar de Vila de Rei estar a menos de 200 km do litoral e a menos de 200 km de Espanha. Trouxe “uma perspetiva positiva para estes territórios”, considerou.
A Feira de Enchidos, Queijo e Mel funciona também como ponto de encontro para todos os vilarregenses que vivem fora do concelho, e que “grande parte deles tira férias” nesta época, sendo também “uma festa de amizades”, dando conta que a população “triplica” por estes dias. Ricardo Aires espera que “estas pessoas um dia venham para o nosso concelho, são necessárias para gerar riqueza”, disse, apelando ao “regresso”.






Números à parte, os visitantes voltam a poder contar com: muitos espetáculos musicais gratuitos, com grandes nomes da música Portuguesa; tasquinhas de comes e bebes, desde a tradicional fartura, à bifana, a sopa e o frango assado; expositores de venda de enchidos, queijo, mel e doces tradicionais, locais, regionais e nacionais, bebidas licorosas, pão caseiro e afins; expositores de venda de artesanato e produtos e artigos confecionadas na região; expositores de representação da indústria, comércio e serviços locais.
Por seu lado, Pedro Machado afirmou, em declarações aos jornalistas, que “o turismo não se confina ao litoral”. O ainda presidente da Turismo do Centro, que dia 1 de setembro é rendido no cargo por Raul Almeida, disse que os turistas reafirmaram nestes últimos três anos, e “cada vez mais, a procura da natureza e da gastronomia” sendo “uma nova oportunidade dos turistas conhecerem Portugal”.
Pedro Machado falou “num equilíbrio da grande diversidade” da região Centro. Os municípios de baixa densidade do interior “estão hoje a jogar o mesmo jogo dos municípios do litoral. Quem vem quer autenticidade”, notou.
Além da oferta musical e gastronómica ocorrem por estes dias torneios de paddel, chinquilho, corridas de carrinhos de rolamentos, encontros de motos, espetáculos culturais e feira do livro na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires e um sem número de atividades para garantir boas experiências a todos os visitantes.

As noites da trigésima segunda edição da Feira de Enchidos, Queijo e Mel voltam a ser animadas com a presença de um terceiro palco, situado no polidesportivo do Parque de Feiras.
Em todas as noites da FEQM, o Palco 3 terá a presença de um DJ que dará início à sua atuação após terminarem os espetáculos musicais no Palco 1, por volta das 00h00, e que se prolongará até às 04h00, de domingo a quinta-feira, e até às 06h00, na sexta e sábados.
A programação do Palco 3 será a seguinte:
30 de julho – DJ Hugo Rafael
31 de julho – DJ LVKE
1 de agosto – DJs Vinil
2 de agosto – 3G Grupo Musical
3 de agosto – DJ KADIV
4 de agosto – DJ Pete Days e DJ Salavisa
5 de agosto – DJ Seadas e MC Pinkie
6 de agosto –DJs Vinil
A Feira conta também com uma prova de Orientação Noturna, a 4 de agosto, organizada pela ARCD Aivado, com o apoio do Município de Vila de Rei. A concentração para a prova está marcada para as 19h00, junto à Biblioteca Municipal José Cardoso Pires. Todos os interessados poderão realizar a sua inscrição através do número 919 137 620 (custo de inscrição de 5 euros).
A ARCD Aivado organiza também, no próximo dia 5 de agosto, mais uma edição do Torneio de Sueca da Feira de Enchidos, Queijo e Mel. A iniciativa terá início pelas 16h00, na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires. As inscrições poderão ser feitas a partir das 15h00, no dia e local da prova, ou para o número 919 317 620. O preço de inscrição é de 10 euros por equipa. Haverá troféu para as oito equipas melhor classificadas.

Já a Associação de Moradores dos Casais de Baixo organiza no dia 6 o já tradicional Torneio de Chinquilho. A iniciativa tem início previsto para as 16h00, na avenida paralela ao Parque de Feiras de Vila de Rei. As inscrições serão realizadas no dia e local da prova, a partir das 15h30. Informações adicionais para os números 968 458 671 ou 919 765 236.
E o Torneio de Futsal Interassociações de Vila de Rei volta a fazer parte da programação desportiva da Feira de Enchidos, Queijo e Mel, com jogos entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, no Pavilhão Desportivo. O Torneio conta com onze equipas participantes, divididas em três grupos. O calendário de jogos da fase de grupos encontra-se disponível em www.cm-viladerei.pt. A entrada é livre.

Informa o município de Vila de Rei que a utilização da ASA – Área de Serviço de Autocaravanas de Vila de Rei, situada no Parque de Feiras, vai estar condicionada até 6 de agosto, devido à realização do evento.
Desta forma, a ASA estará encerrada entre as 16h00 e as 00h00, aos fins de semana, e entre as 18h00 e as 00h00 de segunda a sexta-feira. Fora destes horários, é apenas possível a descarga de águas, sendo a pernoita igualmente proibida. Como alternativa, os autocaravanistas poderão estacionar as suas viaturas no espaço junto ao Centro de Atividades Ocupacionais de Vila de Rei (avenida Eng.º Adelino Amaro da Costa, nas proximidades da ASA de Vila de Rei) ou, como recomendado, utilizar o Parque de Autocaravanismo e Campismo Rural do Bostelim.
A destacar igualmente que as instalações do antigo Posto de Turismo de Vila de Rei, situado no Parque de Feiras, encontram-se a funcionar como fraldário durante a realização da XXXII Feira de Enchidos, Queijo e Mel.
O fraldário pretende assim oferecer conforto, comodidade e segurança no momento da troca de fraldas. O espaço está pensado para dar um maior conforto a pais e filhos, sendo um local resguardado e confortável, que permite também a amamentação e possui sofás, micro-ondas e casa-de-banho.
O presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, refere que “a existência de um espaço a funcionar como fraldário vem possibilitar um maior conforto aos pais de bebés e crianças para a troca de fraldas, sendo uma mais valia para o espaço da Feira de Enchidos, Queijo e Mel”.
Até dia 6 de agosto, Vila de Rei junta os seus em convívio e mostra-se ao mundo, num convite para conhecer mais de perto o potencial e as riquezas deste município que marca o Centro Geodésico de Portugal.
