No âmbito das Festas da Cidade de Abrantes, que assinala no dia 14 de junho o seu centésimo primeiro aniversário de elevação a Cidade, o mediotejo.net visita o Concelho, dando a conhecer um pouco da história de cada uma das 13 freguesias que o compõem.
São Vicente incluía a metade norte da cidade de Abrantes e a área rural relativamente vasta que lhe fica a norte. São João correspondia à metade sul da cidade, ribeirinha à margem direita do Rio Tejo ao longo dos limites com o São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo. Alferrarede está localizada próximo do centro do concelho e tem como vizinhos o concelho do Sardoal a nordeste, Mouriscas a leste, Pego a sueste, e a sede do concelho a oeste. É ribeirinha do rio Tejo (margem direita) ao longo do limite com o Pego.
Apesar de nunca terem sido encontrados vestígios da existência de ferro nesta localidade, supõe-se que o nome “alferrarede” derive da palavra em latim “gypseptum”, que significa gessal ou mina de ferro, ou do termo ferratum (mina de ferro ou ferraria).
Tem a palavra… Bruno Jorge Vicente Tomás, 35 anos, Presidente da União de Freguesia de Abrantes (S.Vicente e S.João) e Alferrarede desde 2013 eleito pelo PS.
O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
Pior – Falta de cidadania de de algumas pessoas.
Melhor – A sua localização, central no nosso país, é a melhor freguesia para se viver.
Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara Municipal?
Uma boa relação.
Que implicações teve a agregação das freguesias no seu território?
O agravar da falta de recursos humanos.
Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
A falta de recursos humanos.
O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O que aprendemos todos os dias com os nossos fregueses.
Complete a frase: Não gostaria de terminar o meu mandato sem… concluir todas as obras que estão em curso.
Retrato da Freguesia
Orago: São Vicente, São João e Nª Srª do Rosário
Localidades: Abrantes, Barreiras do Tejo, Alferrarede, Tapadão, Olho de Boi, Canaverde, Alferrarede Velha, Barca do Pego, Casal das Mansas, Marco e Casais de Revelhos.
Área: 64,63 Km2
População: 17.176 habitantes
S. Vicente
Ordenação heráldica: 18 de agosto de 1993
Descrição: Escudo de prata, 10 labaredas de vermelho dispostas em cruz latina, sendo seis em pala e as restantes em faixa, acompanhada em ponta por dois corvos de negro, o da dextra volvido em cortesia. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco com a legenda a negro: “S. VICENTE – ABRANTES”.
S. João
Ordenação heráldica: 17 de outubro de 2005
Descrição: Escudo de azul, estrela de ouro, cantonada de quatro flores de lis de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ABRANTES – S. JOÃO”.
Alferrarede
Ordenação heráldica: 23 de novembro de 1995
Descrição: Escudo de verde, uma roda dentada de ouro acompanhada em chefe de dois corvos de negro, e da dextra voltado e em campanha de duas flores-de-lis de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “ALFERRAREDE“.