Esta quinta-feira, dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Europeu sem Carros e para assinalar a data a autarquia do Entroncamento desafia a comunidade a deixar o carro em casa e vai disponibilizar gratuitamente, durante todo o dia, os Transportes Urbanos do Entroncamento – TURE.
“Ao associar-se à iniciativa, que se integra no âmbito das Comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal tem como objetivo sensibilizar para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, contribuindo para melhorar a mobilidade, a qualidade de vida nas áreas urbanas e a sustentabilidade dos recursos naturais”, refere a autarquia em nota de imprensa.
Reorganização dos TURE aumentou a sua utilização
No ano de 2015, o Município do Entroncamento reorganizou o modelo de exploração dos Transportes Urbanos do Entroncamento, ao nível de paragens, horários e na criação da Linha Amarela, “com o objetivo de adequar os TURE às necessidades dos munícipes”.
“Esta reformulação de trajetos e de horários conduziu ao aumento de passageiros transportados diariamente, tendo-se verificado o aumento de 16% na utilização das linhas verde, vermelha e amarela. Este aumento da utilização foi acompanhado por uma redução do défice de exploração de 17%, de acordo com o relatório presente na reunião de Câmara de 19 de setembro”, anuncia a autarquia do Entroncamento em nota de imprensa.
“Os TURE são um transporte essencial ao serviço da população do concelho, em especial dos alunos da Escola Dr. Ruy d’Andrade e da Escola Secundária do Entroncamento, daí existirem carreiras especiais nos períodos letivos, com reforço de horários e carreiras”, concluiu o Município.
