Os ferroviários tornaram-se mais doces esta terça-feira, dia 20, com a apresentação oficial da nova aposta gastronómica do concelho no Centro Cultural. O bolo desenvolvido pela Escola Profissional Gustave Eiffel com base na receita da Pastelaria Ribatejo tem como ingredientes o ovo e a amêndoa misturados com a tradição e o merchandising inovador.
A cidade ferroviária ficou a conhecer a novidade que tirou a memória “do baú”, a moldou de forma artesanal pelas mãos dos alunos do Curso Profissional de Técnico/a de Restauração e chega ao público noutro baú pois a embalagem inspira-se nos baús pretos utilizados pelos ferroviários para o transporte das marmitas.

Um dos pontos fortes dos materiais promocionais que vai ao encontro do lema “Recuperar Doces Memórias”, salientado por Ana Madureira, da Escola Profissional Gustave Eiffel, durante a apresentação. A venda nos estabelecimentos locais é apenas um dos passos e Hugo Pereira, coordenador do curso, acrescentou que “queremos vender o ferroviário, a marca ferroviário”.
Rui Dias, presidente da ACIS – Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã referiu outro passo importante que já foi dado e envolve o registo da marca, ou seja, os Ferroviários do Entroncamento são oficialmente únicos, contribuindo para o fortalecimento de um traço identitário através do produto que, nas palavras de Jorge Faria, presidente da autarquia “vai dignificar a cidade e a Escola Gustave Eiffel”.

A estratégia de promoção passa, igualmente, pelas t-shirts com frases e imagens apelativas e desenvolvidas pelos alunos do Curso Técnico de Animação de Turismo, às quais de poderá juntar no futuro a inclusão de testemunhos de ferroviários em cada embalagem. Os alunos também idealizaram a embalagem e os carros de venda iguais ao utilizado na apresentação do novo bolo que os presentes – entre eles Ilda Boavida, da Pastelaria Ribatejo – provaram durante a apresentação.
Quem não teve a oportunidade de ficar a conhecer os Ferroviários mais doces do concelho pode fazê-lo durante as Festas de S. João e da Cidade no stand da Escola Profissional Gustave Eiffel ou, depois, no Posto de Turismo, no Museu Nacional Ferroviário e na Câmara Municipal. Só um para provar ou em grupos de seis que pode levar para casa no simbólico baú preto.