Todos sabem que o Entroncamento é terra de fenómenos e o facto do concelho ter duas primaveras tem-se afirmado como um dos mais recentes. A primeira começa em março e a segunda no mês de maio com a Festa da Flor, que este ano decorre entre os dias 19 e 28. Conheça o programa dos 10 dias em que espaços públicos, comerciais e privados cidade têm vida primaveril a dobrar.
A Festa da Flor tem início com a sugestão de um passeio, a partir das 15h00, pelo Largo José Duarte Coelho, Rua Luís Falcão de Sommer, Praça Salgueiro Maia e Praça da República. A iniciativa faz flores e animação desabrochar por todo o lado e junta-lhes os sabores do Ribatejo com a realização da II Semana Gastronómica nos restaurantes locais aderentes.
Na meia hora que se segue à abertura oficial são inauguradas duas exposições coletivas, sendo o Largo José Duarte Coelho a receber a primeira, “Peixes do Rio – Escultura Criativa”, com trabalhos dos alunos do 12º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária, às 15h15. Pelas 15h30 é a vez da Galeria Municipal se encher com as “Flores na Cidade”, que reúne 30 artistas plásticos.
A Praça Salgueiro Maia recebe um espetáculo musical com as crianças das AEC, AAAF e do Infantário Encoprof, às 16h30, e os Grupos de Teatro e Expressões dos Centros de Ensino Especial do distrito de Santarém juntam-se ao músico Ricardo Costa no palco do Centro Cultural, a partir das 21h30, na peça teatral “A Gaveta”. Entre esta data e 21 de maio realiza-se a Quermesse de Flores da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima na Praça Salgueiro Maia.
O fim-de-semana começa pelas 09h30 de sábado com a abertura da mostra de artesanato na Rua Luís Falcão de Sommer, que aí marca presença nos dois sábados e no primeiro domingo do evento. Por lá passa a Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento, durante a arruada que começa às 11h00 e também tem no itinerário o Largo José Duarte Coelho e a Praça Salgueiro Maia.
A banda cruza-se na última paragem com os mais pequenos que podem brincar nos insufláveis nos dois fins-de-semana (sábado e domingo) das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. O dia 20 também é dedicado aos mais velhos com a realização da Sessão Solene do Dia Municipal do Idoso e um almoço convívio com participantes desta faixa etária, a partir das 12h30 no Pavilhão Desportivo Municipal. O concerto do grupo “Fora d’Horas” na Praça Salgueiro Maia, marcado para as 21h30, é para todas as idades.
Além da mostra de artesanato e dos insufláveis, a manhã do primeiro domingo da Festa da Flor inclui uma aula de Zumba Colours Solidário na Praça Salgueiro Maia, às 10h30. A tarde traz o segundo Encontro de Jogos Tradicionais no Largo José Duarte Coelho, às 16h00, pintura ao ar livre pelos alunos da associação Entroncartes no exterior da Galeria Municipal, às 17h00, e dança tradicional portuguesa com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos na Praça Salgueiro Maia, às 18h00.
A semana que se segue continua a ser primaveril a dobrar. A Biblioteca Municipal prepara-se para os participantes do atelier “A Maior Flor do Mundo”, que chegam às 10h00 e às 11h00, a Universidade Sénior aguarda os interessados no tema “O Envelhecimento desde o Nascimento até à Morte”, abordado no Fórum Dar Voz à Cidade entre as 09h00 e as 13h30, e os utentes do Centro de Convívio plantam árvores (Passeio em Flor) pelas 14h00.
Terça-feira é dia de pausa nas atividades pontuais, mas continuam a decorrer as atividades programadas entre 19 e 28 de maio, como as exposições coletivas “Flores na Cidade” e“Peixes do Rio – Escultura Criativa” e a Semana Gastronómica. Juntam-se a exposição “A Maior Flor do Mundo” no átrio da Câmara Municipal e os espaços da Praça Salgueiro Maia dedicados à venda ambulante de comércio, serviços e restauração.
Na quarta-feira, pelas 10h30, tem início no CERE o 12º Encontro Distrital de Gingas para pessoas com deficiência, que percorre as ruas da cidade, e à tarde, pelas 15h00, o Centro Cultural transforma-se na passadeira dos modelos que participam no Desfile da Flor a partir das 15h00. O mesmo espaço acolhe uma sessão de dança sénior às 14h00 do dia seguinte, que começa mais cedo, pelas 09h30, com o Roteiro Cidadania em Portugal (Cidadania em Ação),no Largo José Duarte Coelho.
Quem começar a pensar em descanso na sexta-feira tem à sua espera atividades no Centro Cultural e na Praça Salgueiro Maia. O primeiro local recebe o Chá Dançante do organista Rui Feliciano, às 15h00, e o segundo a atuação da Escola de Cavaquinhos e da Tuna da Universidade Sénior, pelas 21h30. Chega então o fim-de-semana com o regresso da mostra de artesanato e dos insufláveis, complementados pelas propostas pensadas para a despedida da iniciativa.
No sábado, a classe de hip hop do Dynamic Gym – Júnior atua na Praça Salgueiro Maia a partir das 11h00, à mesma hora em que tem início a modelagem de balões em forma de flor junto ao Centro Cultural. Aqui, realizam à tarde os workshops de “Decoração de Cupcakes” pela Akademia+ (15h00) e de “Confeção de Vestidos do projeto Dress a Girl (16h00), uma mostra de livros sobre gastronomia, entre as 14h30 e as 18h00, e a atuação da classe de Expressão Corporal e Artística da Universidade Sénior, às 16h30.
Os espaços ao ar livre da cidade ganham vida com a atuação da Bandinha Mirense entre o Largo José Duarte Coelho e a Praça Salgueiro Maia, entre as 18h00 e as 20h00, e o espetáculo “Fado Cruzado – Fado de Coimbra e Fado de Lisboa”, que ocupa a escadaria da Câmara Municipal a partir das 21h30. O mesmo acontece na manhã de domingo, com os inscritos na Feira mensal a instalarem-se para a Feira de Antiguidades que se realiza na Rua Luís Falcão de Sommer das 09h30 às 18h00.
A mostra de artesanato começa à mesma hora, mas muda-se neste dia para junto do Centro Cultural, onde Ana Castro orienta o workshop de cozinha vegetariana e saudável “Somos o que comemos”, pelas 11h00, e as crianças desfilam com a moda infantil dos estabelecimentos comerciais locais a partir das 16h00. Ali perto, no exterior da Galeria Municipal, os alunos do pintor Massimo Esposito voltam a mostrar a técnica artística aprendida na associação Entroncartes através da sessão de pintura ao ar livre marcada para as 17h00.