Estudo prévio da nova esquadra da PSP no Entroncamento. Foto: DR

O projeto de construção de uma nova esquadra da PSP do Entroncamento, que conta já com cerca de duas décadas de espera, dá na terça-feira, dia 21 de março, um passo decisivo para a sua realização, com a assinatura do Contrato Interadministrativo entre o município, na pessoa do seu presidente, Jorge Faria, e o governo, na pessoa do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

De relembrar que Jorge Faria afirmou em fevereiro de 2020 que, logo que seja formalizada a assinatura do contrato interadministrativo com o  Ministério da Administração Interna (MAI), o município, que fica como dono da obra, tem condições para lançar a empreitada, num processo que, depois de selecionado o empreiteiro, terá de ter visto do Tribunal de Contas, “outro passo que a Câmara não controla”.

O município cede o terreno, assume a posição de dono da obra e, quando esta estiver concluída, cede o edifício por contrato de comodato por um período alargado à Administração Interna para instalação da esquadra.

A necessidade da construção de uma nova esquadra para a PSP advém das faltas de condições do atual edifício. Jorge Faria afirmou que a nova esquadra irá garantir condições de trabalho dignas para os agentes e “melhorar a segurança da cidade”.

Para isso, espera contar com um reforço dos efetivos, já que os agentes que se encontram no ativo (entre 35 a 40) são poucos para as necessidades de um concelho exclusivamente urbano e com o aumento da elevada densidade populacional.

A obra da esquadra da PSP do Entroncamento vai contar com um investimento de 1.3 milhões de euros, podendo ainda existir revisão de preços. A cerimónia de assinatura do contrato vai decorrer na terça-feira, às 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Entroncamento.

Diana Serra Garcia

Natural de Vila Nova da Barquinha, tem 25 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *