Estudo prévio da nova esquadra da PSP no Entroncamento. O investimento ronda 1.3 ME, segundo o governo. Foto: DR

A obra da esquadra da PSP do Entroncamento vai contar com um investimento de 1.3 milhões de euros, estando o projeto de execução concluído e a entrar na fase de lançamento. Em fase de execução de projeto está a esquadra da PSP de Torres Novas, cujas obras de requalificação deverão ascender aos 450 mil euros. A informação foi avançada pelo governo depois da deputada socialista Mara Lagriminha ter questionado sobre os investimentos previstos para a área de segurança no distrito de Santarém.

“Existem infraestruturas já identificadas como prioritárias há anos e cujo risco de degradação e insalubridade é elevado. É o caso do Posto de Destacamento Territorial da GNR de Coruche na Lezíria do Tejo”, alertou Mara Lagriminha na sua intervenção, sublinhando que o projeto de execução já foi concluído há cerca de dois anos e os encargos orçamentais relativos à empreitada já foram autorizados.

A deputada eleita por Santarém lembrou que, entretanto, o concurso ficou deserto e foi necessário reforçar a verba da adjudicação. “Chegados aqui para quando o início da obra? A cada dia que passa aumenta a perigosidade da infraestrutura”, questionou a eleita, dirigindo-se ao Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Também o Posto Territorial da GNR de Alpiarça, um edifício centenário que alberga a Guarda Nacional Republicana desde os anos 50, precisa de obras urgentes. “Em que fase está o projeto de execução?”, perguntou Mara Lagriminha. A deputada questionou também o Governo sobre o ponto de situação da intervenção no Posto Territorial da GNR de Benavente e ainda sobre a empreitada da esquadra da PSP no Entroncamento, onde já houve renovação do protocolo com a Câmara. Por fim, Mara Lagriminha quis saber se está previsto o reforço de operacionais no distrito de Santarém.

A deputada, que interveio na audição ao ministro, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado na especialidade, reconhece que a lei de programação das infraestruturas e equipamentos para as forças e serviços públicos de segurança, que será revista, já permitiu colocar em marcha obras importantes na região, como foi o caso dos quartéis da GNR de Alcanena e Salvaterra de Magos.

Secretária de Estado confirma intervenções

Em resposta à deputada, a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, confirmou que estão previstos vários investimentos para o distrito de Santarém na área de segurança. No caso de Coruche, onde já existe projeto de execução concluído, a empreitada está em fase de lançamento. O valor ascende a 1,3 milhões de euros.

Em curso estão os projetos de execução das obras dos edifícios da GNR de Alpiarça, uma obra que ascenderá a 965 mil euros, da esquadra da PSP de Torres Novas, que terá um valor de 450 mil euros e ainda do posto da GNR de Benavente, empreitada que deverá rondar os 500 mil euros.

A obra da esquadra da PSP do Entroncamento contará com um investimento de 1.3 milhões de euros. O projeto de execução está concluído e a entrar na fase de lançamento. A governante alertou, contudo, que poderá haver ainda revisão de preços.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.