A energia elétrica começou a ser reposta em Tomar mas autarquia apela ao uso controlado de equipamentos. Créditos: DR

A Câmara Municipal de Tomar informou esta terça-feira, 3 de fevereiro, que a reposição de energia elétrica nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin está a ser feita temporariamente com recurso a geradores.

No entanto, e “enquanto a situação não estiver totalmente estabilizada”, a autarquia apela à população que que sejam utilizados apenas os equipamentos essenciais, como “frigoríficos e arcas, iluminação básica e equipamentos médicos ou de apoio a dependentes, de forma a evitar a sobrecarga da rede”.

Além disso, o carregamento de viaturas elétricas deve ser efetuado preferencialmente na cidade

“A utilização excessiva de aparelhos pode provocar falhas no fornecimento, causar avarias nos geradores, originar danos em equipamentos elétricos e representar riscos para a segurança”, alerta a autarquia.

Deve ser evitado o uso de equipamentos de elevado consumo, como:

  • máquinas de lavar roupa e loiça
  • aquecedores
  • termo acumuladores
  • outros aparelhos semelhantes.

O município agradece “a compreensão e a colaboração de todos”, frisando que “o respeito por estas indicações é fundamental para garantir a continuidade do fornecimento e a segurança da população”.

Sou diretora do jornal mediotejo.net, diretora editorial da Médio Tejo Edições e da chancela de livros Perspectiva. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *