Tarte de natas. Foto: DR

A cada passo ouvimos e lemos que fulano X desnatou a sua empresa, banco ou indústria e…prospera à custa de outrem. Ora, o termo desnatar significa separar a nata do leite, o que acontece de modo espontâneo quando o leite fica em repouso durante 24 horas.

As natas têm largo uso na composição de numerosas criações em pastelaria e na cozinha de todas gradações seja na cozinha nobilitada, religiosa, burguesa e/ou contemporânea.

No reinado de D. Afonso Henrique, o cavaleiro D. Fernão o Bravo, devido à sua bravura na batalha de Ourique, exigiu ao rei casar com a irmã deste, porque o filho de Dona Teresa soltou sonoras risadas ao ver as barbas do Braganção salpicadas com as natas que estava a comer.

Armando Fernandes

Armando Fernandes é um gastrónomo dedicado, estudioso das raízes culturais do que chega à nossa mesa. Já publicou vários livros sobre o tema e o seu "À Mesa em Mação", editado em 2014, ganhou o Prémio Internacional de Literatura Gastronómica ("Prix de la Littérature Gastronomique"), atribuído em Paris.
Escreve no mediotejo.net aos domingos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.