A Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro celebra o seu 40.º aniversário. Foto: DR

A Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro celebra, este fim de semana, o seu 40.º aniversário com um programa que une música, patinagem e encontros de bandas. O evento assinala quatro décadas de dedicação à formação musical e ao dinamismo cultural no concelho de Constância.

Para Bruno Marques, presidente da direção da associação de Montalvo, este aniversário representa um marco fundamental para a dinâmica cultural do concelho e da região.

“É um marco importante, que é o número redondo. Fazemos já há quatro décadas, a nossa banda faz quatro décadas, e tanto a banda como qualquer associação do país são importantes para a cultura e para o desenvolvimento mesmo dos mais novos. É uma maneira de manter a comunidade envolvida”, destacou.

A Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro celebra o seu 40.º aniversário. Foto: DR

ÁUDIO | BRUNO MARQUES, PRESIDENTE DIREÇÃO FILARMÓNICA MONTALVENSE:

O dirigente, em mensagem para a comunidade, apelou a que “continuem a apoiar as associações porque há muita gente que não dá valor quando tem, mas quando perde faz falta. Estas associações que dinamizam e que dão nome às terras devem ser mantidas e preservadas”, defendeu.

Também o presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira, destacou ao mediotejo.net o impacto social da coletividade nestas últimas quatro décadas na freguesia de Montalvo e no concelho:

“É uma data com significado para todos nós. A Associação Filarmónica há 40 anos que promove a música e também acaba por dar formação aos nossos jovens. É o papel principal que esta associação tem tido num tempo e num modo em que não continua a haver nenhuma outra associação focada no ensinamento da música no concelho. Quero dar uma palavra de apreço e de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do aprofundamento da cultura”, declarou o autarca.

ÁUDIO | SÉRGIO OLIVEIRA, PRESIDENTE CM CONSTÂNCIA:

Fundada em 1986, a Associação Filarmónica Montalvense conta atualmente com uma banda de 26 músicos e uma escola de música com 55 alunos. As festividades arrancaram este sábado com o tradicional almoço de aniversário, seguindo-se um concerto inovador no Pavilhão Municipal de Constância.

Este momento alto contou com a colaboração de centenas de participantes entre músicos, patinadoras artísticas do Clube Estrela Verde, Grupo de Dança Clássica do ensino articulado do Agrupamento de Escolas , Coro de Adultos e Coro Infantil da Filarmónica, e vários artistas, entre as quais Ana Lains, que proporcionaram um espectáculo marcante perante centenas de pessoas.

O segundo dia das celebrações, domingo (25 de janeiro), inicia-se com uma missa solene às 10h30 na Igreja Matriz de Montalvo, em memória dos sócios e músicos falecidos. A tarde será dedicada ao intercâmbio musical com um Encontro de Bandas às 15h40 no Centro Escolar de Montalvo.

O evento contará com a presença e desfile pelas ruas da aldeia da Associação Filarmónica anfitriã, da Filarmónica Bidoeirense, da Sociedade Filarmónica União Pedroguense e da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, reforçando o espírito de união que caracteriza o movimento filarmónico nacional.

Filarmónica Montalvense assinala quatro décadas ao serviço da cultura. Foto: AFM

Fundada a 24 de janeiro de 1986, a Associação Filarmónica Montalvense nasceu da vontade de um grupo de entusiastas de Montalvo em dotar a freguesia e o concelho de Constância de uma estrutura capaz de preservar a tradição das bandas civis portuguesas. O nome da coletividade homenageia precisamente o dia da sua fundação, que se tornou uma data mítica para a comunidade local.

Ao longo de quarenta anos, a associação afirmou-se como o principal pilar do ensino musical no concelho. Com uma dinâmica que atravessa gerações, a instituição mantém-se fiel ao seu propósito inicial: a formação gratuita ou acessível de jovens músicos. Atualmente, a sua Escola de Música é o coração da coletividade, contando com 55 alunos e um corpo docente especializado que alimenta a Banda Filarmónica, composta hoje por 26 elementos sob direção técnica e artística.

A Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro celebra o seu 40.º aniversário. Foto: DR

Para além do ensino instrumental, a associação tem sido um agente de coesão social, colaborando ativamente com o município e outras associações em festas populares, cerimónias oficiais e encontros culturais. Mais do que uma banda, a associação é hoje reconhecida como uma instituição de utilidade pública cultural, sendo um símbolo de resistência do associativismo e da identidade cultural da freguesia de Montalvo e do concelho de Constância.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *