O Crematório Municipal de Almeirim, a primeira estrutura do género no distrito de Santarém, vai entrar em funcionamento esta segunda-feira, anunciou o presidente do município. Mais dois crematórios estão a ser construídos, em Santarém e no Entroncamento, ambos resultantes de investimentos privados, e prevê-se a entrada em funcionamento ainda este ano.
Representando um investimento de cerca de 500 mil euros, o crematório de Almerim vai ser gerido pela Junta de Freguesia local, tendo a sua conclusão sido “acelerada”, por não haver na região este tipo de resposta e por, face à atual pandemia, ser a mais recomendada para óbitos provocados pelo novo coronavirus, salienta o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro.
A entrada em funcionamento do crematório foi assinalada numa cerimónia simbólica realizada no sábado, que contou com a presença de autarcas e para a qual convidou o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, nomeado pelo Governo para coordenar a resposta à pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Para o autarca, a inexistência de capacidade de cremação na região, levando “familiares e amigos a fazer muitos quilómetros ou a esperar, por vezes, mais dias do que a lei impõe”, tem prolongado “os momentos de dor, associados ao falecimento” de um ente querido.

O crematório de Almeirim é o primeiro a entrar em funcionamento dos três que estão a avançar na região, sendo o único que optou por entregar a exploração à Junta de Freguesia de Almeirim, que gere o cemitério e que irá pagando ao município o investimento realizado a partir dos lucros obtidos.
Os outros dois crematórios estão a ser construídos em Santarém e no Entroncamento, ambos resultantes de investimentos privados.
Num investimento de cerca de 700.000 euros, o crematório do Entroncamento deverá estar concluído no final de junho e o de Santarém, com um custo total da ordem dos 850.000 euros, tem conclusão prevista para o início de setembro.
c/LUSA
Noticia relacionada:
Entroncamento | Obras do Crematório avançam “a bom ritmo”