O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo registou nas últimas 24 horas mais quatro casos positivos de covid-19, todos em Ourém, sendo dois deles ainda relacionados com o surto iniciado no coro do santuário de Fátima, que causou já 38 casos de infeção.
A Delegada de Saúde Pública do ACES do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, disse ao mediotejo.net que este elevado número de casos não surpreende as autoridades de saúde, e que as vigilâncias ativas diárias se continuam a fazer precisamente por poderem surgir sintomas no período de 14 dias subsequentes aos primeiros contactos.
Ponto de situação do dia com a Delegada de Saúde do ACES do Médio Tejo (audio)
Só esta segunda-feira, 29 de junho, os profissionais de saúde pública telefonaram para mais de 120 pessoas em vigilância ativa, não tendo havido nenhuma situação a exigir maiores cuidados.
O dia ficou marcado, contudo, pela mais de uma centena de testes que tiveram de ser realizados aos idosos internados na Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, como o mediotejo.net noticiou, na sequência de um teste positivo confirmado num prestador de serviços externo à instituição mas que realizou três meios dias de trabalho na Santa Casa, na semana passada.
“Amanhã ao final do dia já deveremos ter os resultados dos testes feitos a todos os idosos”, avança Maria dos Anjos Esperança.
O ACES Médio Tejo apresenta esta segunda-feira, 29 de junho, um total acumulado de 293 pessoas infetadas (+4), 153 recuperadas (-), 117 pessoas em vigilância ativa (-5), e 14 óbitos (-). Ourém é o município que tem mais pessoas em vigilância ativa (75), seguido do Entroncamento (22), Torres Novas (13), Tomar (8), Abrantes (4), Mação (3), e Ferreira do Zêzere (2). Com os casos da Sertã (6) e Vila de Rei (1) a região do Médio Tejo soma um total de 293 pessoas infetadas, 160 recuperadas e 14 óbitos.
O ACES Médio Tejo abrange 11 municípios e cerca de 225 mil utentes/frequentadores, sendo composto pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. Vila de Rei e Sertã estão ligados ao ACES do Pinhal Interior Sul. O ACES Pinhal Interior Sul abrange quatro municípios e cerca de 33 mil pessoas, sendo composto pelos municípios de Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Proença-A-Nova.
Os dados pós confinamento e depois do levantamento do Estado de Emergência mostram uma evolução de 144 casos positivos nos 13 municípios, quase tantos como os confirmados no período de quarentena obrigatória.