Constância vai acolher 1.º intercâmbio do projeto Erasmus + Walking Together. Foto: DR

Domingo, 3 de abril, é o dia em que chega à vila constanciense o primeiro grupo de alunos no âmbito do projeto de Erasmus no qual o Agrupamento de Escolas de Constância está envolvido e que vai permitir durante dois anos troca de experiências e conhecimentos entre professores e alunos de agrupamentos escolares de países como a Grécia, Itália, Polónia e Turquia.

O projeto Erasmus + Walking Together arrancou no passado mês com a primeira iniciativa a levar um grupo de docentes do Agrupamento de Escolas de Constância até Świdnik, na Polónia (o país coordenador do projeto) para a participação em diversas ações formativas.

Desta vez, os papéis invertem-se e são os alunos dos países envolvidos no projeto – Grécia, Itália, Polónia e Turquia – que vêm de viagem até à vila poema para uma semana repleta de iniciativas que têm como mote o debate das temáticas centrais do projeto: a violência, o bullying, a agressão, a intolerância, o racismo, a discriminação étnica contra nacionais, minorias étnicas e imigrantes.

Logótipo do projeto Erasmus + Walking Together. Imagem: DR

O primeiro intercâmbio do Erasmus + Walking Together a decorrer em Constância vai começar a 3 de abril, dia em que os alunos serão acolhidos numa sessão de boas-vindas na Escola Básica e Secundária Luís de Camões. No mesmo dia, pela tarde, terão início as atividades que o Agrupamento tem vindo a preparar, entre elas um “Peddy Paper” em que os alunos partem à descoberta de alguns dos ex-libris locais.

Ao longo da semana, serão diversas as atividades de grupo que envolverão escrita de poemas, sketches, coreografias, músicas, a criação do hino do projeto e até a frequência em aulas.

 Numa semana diferente em que inclusive os agentes económicos locais como o comércio e a restauração tiveram de se preparar previamente para dar uma resposta adequada às necessidades que um projeto desta envergadura acarreta, o Agrupamento de Escolas de Constância destaca em comunicado a “indispensável participação ativa dos nossos alunos, dos pais e dos docentes e não docentes do Agrupamento ao longo de toda a semana aos mais diversos níveis”, sublinhando também o apoio da Câmara Municipal de Constância no acesso aos mais diversos espaços públicos, na disponibilização de transporte e na organização do plano de atividades.

A Casa-Memória de Camões (Jardim-Horto), o Centro de Ciência Viva, a Estação de Biodiversidade da Ribeira da Foz, a Igreja Matriz e o Campo Militar de Santa Margarida foram outras das entidades que se associaram a este projeto.

Com duração prevista de dois anos, o “Erasmus + Walking Together” (co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia) vai contar com a participação de cerca de 25 alunos e 10 professores em intercâmbio. Numa experiência que vai permitir a docentes e estudantes descobrir locais como Istambul, Sardenha ou a costa do Mar Egeu, os principais objetivos são a participação em palestras e aulas, visitas a museus e aprendizagem de história e cooperação.

Com a comunicação entre os diferentes participantes a ser feita totalmente em inglês – permitindo o aprofundamento do conhecimento desta língua para alunos e professores – durante os intercâmbios semanais organizados em cada escola parceira os jovens vão também ter a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos em tecnologia através da criação de filmes e apresentações multimédia e e-books.

Leia também: Constância | Projeto Erasmus une Agrupamento de Escolas à Grécia, Itália, Polónia e Turquia

Ana Rita Cristóvão

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.