Durante dois anos, o Agrupamento de Escolas de Constância abraça o projeto “Erasmus + Walking Together”, que vai permitir a docentes e professores uma troca de experiências e conhecimentos com outros agrupamentos escolares de países como a Grécia, Itália, Polónia e Turquia.
O projeto já arrancou e a primeira iniciativa levou um grupo de docentes do Agrupamento de Escolas de Constância até Świdnik, na Polónia (o país coordenador do projeto) para a participação em diversas ações formativas.
Com duração prevista de dois anos, o “Erasmus + Walking Together” vai contar com a participação de cerca de 25 alunos e 10 professores em intercâmbio. Numa experiência que vai permitir a docentes e estudantes descobrir locais como Istambul, Sardenha ou a costa do Mar Egeu, os principais objetivos são afinal a participação em palestras e aulas, visitas a museus e aprendizagem de história e cooperação.
“Os alunos do Agrupamento de Escolas de Constância, de Istambul (Turquia), de Volos (Grécia), de Cagliari (Itália) e de Świdnik (Polónia), para além de terem a oportunidade de visitar os seus pares, também participarão em diversas iniciativas promotoras do respeito, compreensão e tolerância, todas elas com vista à erradicação do racismo e do preconceito”, diz em comunicado o AE de Constância, que acrescenta ainda a existência de diversas oficinas de teatro, culinária, dança e desporto, onde os jovens “vão dar a conhecer os seus interesses/ gostos pessoais, expressar-se sobre a sua cultura, os seus hábitos e as caraterísticas de cada país”.

Com a comunicação entre os diferentes participantes a ser feita totalmente em inglês – permitindo o aprofundamento do conhecimento desta língua para alunos e professores, durante os intercâmbios semanais organizados em cada escola parceira os jovens vão também ter a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos em tecnologia através da criação de filmes e apresentações multimédia e e-books.
Todas as escolas parceiras participarão ainda na comemoração de efemérides, como é o caso do Dia Internacional da Tolerância, assinalado a 16 de novembro.
Em reação a este projeto, a diretora do Agrupamento de Escolas de Constância, Olga Antunes, refere que em tempos em que “o mundo inteiro parece esquecer que o mais importante são as pessoas e a amizade que deveria uni-las, dias como os que vivemos acontecem e a esperança renasce”.