Vila de Constância. Foto: mediotejo.net

São diversos pontos espalhados pela vila de Constância, nomeadamente no centro histórico, e a partir dos quais munícipes e visitantes podem aceder de forma gratuita à rede Wi-Fi. Uma instalação que resulta de uma candidatura feita pelo Município ao projeto WiFi4EU.

Praça Alexandre Herculano, a zona do POMTEZE, do Espaço Cidadão, do Largo Cabral Moncada, os Paços do Concelho e o Jardim do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, são os locais situados no centro da vila poema que oferecem agora acesso livre à Internet. A estes locais, somam-se ainda a Piscina e o Pavilhão Municipais, também abrangidos por este projeto.

A instalação desta rede resultou de uma candidatura aprovada no início do ano que a Câmara Municipal de Constância efetuou à União Europeia, através do portal WiFi4EU, a qual visa possibilitar a residentes e visitantes um “acesso à Internet de qualidade e gratuito, contribuindo assim para melhorar as condições de usufruto dos espaços onde está instalada a rede WiFi4EU”.

Nesse sentido, foi atribuído ao Município “um voucher no montante de 15.000,00€ e o custo que tivemos com a instalação da rede Wi-Fi foi 100% financiado por fundos comunitários”, conforme referiu o presidente da autarquia, Sérgio Oliveira, em declarações ao mediotejo.net. Com este vale financiado pela Comissão Europeia, foi possível utilizar serviços de empresas que instalaram a respetiva rede Wi-Fi nos pontos definidos.

A chegada da WiFi4EU foi assinalada de forma simbólica na quinta-feira com o descerramento de uma das placas alusivas ao projeto pelo presidente da Câmara Municipal e pelo presidente da Junta de Freguesia de Constância.

Presidente da Câmara Municipal e presidente da Junta de Freguesia de Constância no descerramento de uma das placas alusivas ao projeto. Foto: Facebook Sérgio Oliveira

Em declarações ao mediotejo.net, Sérgio Oliveira destaca que esta iniciativa é “um atrativo para aquilo que se quer a nível turístico” no território constanciense.

 

“Nos dias que correm, pelo menos para as gerações mais novas é fundamental viverem num local que seja abrangido por uma boa rede e por uma boa cobertura de internet”, acrescenta, referindo que a vila ganhou assim “mais um atrativo”.

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *