O ensino à distância regressa a 8 de fevereiro e no concelho de Constância “as coisas estão bem encaminhadas”, admite o presidente da Câmara Municipal ao mediotejo.net. Com 48 equipamentos informáticos entregues pelo Município ao Agrupamento de Escolas, o autarca refere disponibilidade da autarquia para “algum reforço a nível de equipamento informático” se assim for necessário. No caso dos alunos em que não é possível assistir às aulas online, o agrupamento tem também soluções prontas a colocar em prática.
Questionado pelo mediotejo.net sobre se está tudo a postos no concelho para o regresso ao ensino à distância no concelho, o presidente do Município de Constância, Sérgio Oliveira admite que “sim, à partida, sim”. Referindo o contacto permanente com a diretora do Agrupamento de Escolas de Constância, Olga Antunes, o autarca não esconde que nestes processos existem “algumas dificuldades, obviamente, mas acho que as coisas estão bem encaminhadas”.
Já na passada semana, a 28 de janeiro, o edil garantia ao nosso jornal que o processo “está salvaguardado”. “Obviamente que aqui funcionamos muito da seguinte forma: a senhora diretora quando tem alguma dificuldade ou quando há alguma questão em que precise do apoio da Câmara liga e nós articulamos e resolvemos”, explanou na altura.
Em termos de equipamentos informáticos, Sérgio Oliveira revela que não houve solicitação por parte do Agrupamento relativamente à disponibilização de mais meios do que aqueles já tinham sido facultados anteriormente, lembrando que a autarquia forneceu nos últimos dois anos 48 equipamentos (tablets e computadores) que estão “disponíveis para serem reafectados a esta situação que vivemos atualmente para os alunos usarem”.
“Nós já tínhamos entregue à escola, no âmbito de um programa que teve financiamento comunitário através da Comunidade Intermunicipal (Miúdos Digitais), 24 tablets. E já no período de Covid, entregámos 24 computadores portáteis à escola”, lembrou o autarca. “A Câmara Municipal deu os equipamentos à escola e a gestão dos equipamentos é feita pela escola”, acrescenta ainda, quando questionado sobre os critérios de distribuição dos equipamentos aos alunos.

Sérgio Oliveira referiu ainda que “se a escola entender que é necessário algum reforço a nível de equipamento informático, a Câmara Municipal está disponível para adquirir mais algum equipamento informático que seja necessário para os alunos (…) tem sido sempre essa a nossa postura e assim continuará a ser”.
Áudio | Presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, em declarações ao mediotejo.net:
Quanto às dificuldades anteriormente referidas pelo autarca, trata-se da impossibilidade alguns alunos em assistir às aulas via online, número que ronda os catorze/quinze alunos. Nestes casos, o Agrupamento de Escolas “disponibiliza e terá um professor para os acompanhar presencialmente na escola”, sublinha o edil.
Recorde-se ainda que, no âmbito do ensino à distância, a autarquia vai manter, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Constância a e a Associação Os Quatro Cantos do Cisne, o fornecimento em regime take away de refeições escolares aos alunos beneficiários de apoio no âmbito da ação social escolar.