Centro Histórico de Constância. Foto: Ana Rita Cristóvão | mediotejo.net

O Festival “Descobre o Teu Interior”, o primeiro festival itinerante pelo interior de Portugal que junta música, gastronomia, conversas, visitas e workshops, vai passar por Constância este fim de semana, com dois dias repletos de atividades que exaltam a identidade das suas gentes e do seu território.

Concertos, workshops, gastronomia, passeios, filmes e conversas marcam o evento, que decorre desde 31 de março até ao dia 24 de abril, percorrendo vários municípios. São 14 dias e mais de 70 iniciativas distribuídas por sete territórios que prometem dar a conhecer o que de melhor se faz no interior do país. Organizado pela plataforma independente Gerador, o festival está estruturado para passar dois dias em cada um daqueles oito municípios do interior e em todos terá uma programação ao vivo e uma programação digital, personalizada e adaptada às características locais.

Depois de uma edição de 2021 totalmente digital dedicada a debater os desafios do interior, o Gerador lança este ano a segunda edição do festival num formato presencial e itinerante. Na região do Médio Tejo destaca-se a passagem do festival por Constância, nos dias 9 e 10 de abril, com um programa cheio do qual damos conta de seguida:

sábado, dia 9 de abril

Passeio Aberto (presencial) – 15h00: Um passeio de descoberta e inspiração com início no Jardim-Horto de Camões, que levará à busca da identidade constanciense por entre as ruas da vila. Conversa “Qual o papel dos Jovens no Interior do século XXI?” (presencial e online)

– 17h00: Três personalidades juntam-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho para refletir sobre o papel e contributo das gerações mais novas de hoje aos territórios do interior de Portugal: Neuza Pedro (Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), Sérgio Godinho (Responsável pelo projeto “Interiorizar”) e Sérgio Oliveira (Presidente da Câmara Municipal de Constância)

19h00 – Concerto com José Anjos (presencial e online): O poeta e músico presta uma homenagem ao também poeta Alexandre O’Neill, que viveu em Constância uma parte da sua vida. Momento a decorrer na Biblioteca Municipal de Constância.

20h00 – Jantar da Casa (presencial) – 20h00: Um elogio à gastronomia local no restaurante Dom José Pinhão, com um contador de histórias como sobremesa, numa experiência cujo valor não está incluído no bilhete do festival. 

21h00 – Filme “E o Tempo Passou” (online): Exibição online do filme de Maria Duarte que retrata duas escolas abandonadas e degradadas que são novamente preenchidas com sons familiares de quem as frequentavam e imagens fantasmagóricas desenhadas sobre as mesmas. Uma curadoria da Academia Portuguesa de Cinema.

22h00 – Concerto MURAIS (ao vivo): Hélio Morais, membro dos Linda Martini e PAUS, troca a bateria pelo teclado e traz o seu projeto musical a solo à Casa-Memória de Camões.

domingo, dia 10 de abril

10h30 – Workshop “Pesca e Arranjo da Fataça” (ao vivo): O peixe típico de Constância é o protagonista de um workshop onde se vai aprender, com um pescador local, todo o ciclo da Fataça: desde o restauro do barco, ao passeio pelo rio, pesca e amanho do peixe. Uma iniciativa a acontecer no Cais Fluvial do Rio Tejo.

11h30 – Conversa “Os Rios como veículos de desenvolvimento” (presencial e online): Uma conversa no auditório do Centro Ciência Viva de Constância para refletir sobre o papel dos rios no desenvolvimento local do território: com António Marques Vidal (Presidente da APECATE).

13h00 – Sessão de Filmes da Música Portuguesa a Gostar dela Própria (online): A música recolhida no interior do país pela mão do realizador Tiago Pereira.

Festival “Descobre o Teu Interior” 

O festival “Descobre o Teu Interior” é lançado em 2022 pela plataforma independente “Gerador”, após uma primeira experiência online, e tem como objetivo proporcionar “experiências culturais únicas e intimamente ligadas à identidade de cada território”.

“Há conversas para refletir sobre o interior, concertos em espaços únicos, jantares que celebram a gastronomia, passeios que revelam espaços vedados e, até, workshops dedicados a ofícios locais”, refere a organização do evento em comunicado.

A decorrer desde 31 de março e até 24 de abril, e de Sul para Norte, o festival vai passar por Beja, Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda, permanecendo dois dias em cada local. As iniciativas ao vivo decorrem em espaços únicos, sustentáveis, fortemente ligados às comunidades locais e que não são, habitualmente, usados como palcos artísticos.

“Desde concertos em ermidas ou lavadouros comunitários, a conversas em hospitais abandonados ou em fábricas de chocalhos, passando por intervenções em refeitórios de seminários ou bibliotecas clássicas”, exemplifica a nota.

Há também hipótese de assistir a alguns dos momentos online, em gerador.eu.

A programação completa de cada concelho pode ser consultada em https://gerador.eu/descobre-o-teu-interior-2022/programacao/. Para mais informações consulte: https://gerador.eu/descobre-o-teu-interior-2022/ .

Ana Rita Cristóvão

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *