Tina Jofre: Foto: mediotejo.net

Em reunião de executivo, foi aprovada uma proposta para a Câmara Municipal integrar as comemorações dos 60 anos de carreira da fadista Tina Jofre, “há semelhança do que o Município já fez com outros fadistas”, explicou o presidente, Sérgio Oliveira (PS), referindo a titulo de exemplo o apoio municipal à artista Ana Lains, na edição de CD’s “e outras pessoas que se destacaram nas respetivas áreas”.

Maria Cesaltina Ferreira, a fadista Tina Jofre “nascida, criada e casada em Constância” que partilha vida na primeira pessoa nos fados que interpretou ao longo dos últimos 60 anos.

Além de Constância, o concelho de Vila Nova da Barquinha também faz parte das suas memórias e dos seus fados. Morou na base militar localizada na freguesia da Praia do Ribatejo, depois de casar, em 1968, com Rui Jofre, antigo piloto da Base Aérea de Tancos, e a relação com a vila ribeirinha é transmitida na música “Cantando Barquinha”.

Assim, as comemorações dos 60 anos de carreira terão lugar na sua terra natal, Constância, especificamente no Pavilhão Municipal, no dia 15 de setembro, às 19h00.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *