Escola Luís de Camões, escola sede do Agrupamento de Escolas de Constância. Foto: mediotejo.net

A Escola Básica e Secundária Luís de Camões, em Constância, vai ter este ano letivo uma turma de 10º ano, ao contrário das piores expectativas da autarquia. O presidente da Câmara confirmou a “boa notícia” em reunião de executivo, numa sessão em que foi aprovado um apoio financeiro de 33 mil euros em bolsas de estudo e elogiado duas jovens constancienses que entraram para universidades de referência a nível mundial.

“Vamos ter o 10º ano com um curso profissional na nossa escola, foi uma boa notícia que recebemos”, disse ao mediotejo.net o presidente da autarquia, Sérgio Oliveira (PS), tendo referido, no entanto, que “não é o ideal. Gostaria de ter turmas do 10º ano em Constância no ensino profissional e nos cursos ciêntifico-tecnológicos”. Não sendo possível, continuaremos a trabalhar para que no próximo ano possamos vir a ter”, afirmou, tendo feito notar que tal situação “não é a primeira vez que acontece” no concelho.

“Não é a primeira vez que acontece no concelho, já aconteceu não termos nem 10º ano, nem nos cursos ciêntifico-tecnológicos nem no ensino profissional, e o que compete ao município e ao Agrupamento [de Escolas] é encontrar soluções, incentivos e medidas para que os alunos se mantenham por aqui”, afirmou o autarca.

ÁUDIO | SÉRGIO OLIVEIRA, PRESIDENTE CM CONSTÂNCIA:

Nos outros ciclos de estudos, “do pré-escolar aos outros graus de ensino”, tem havido “um aumento do número de alunos”, tendo o autarca manifestado a expectativa de que haverá condições para abrir uma turma do ensino do 10º ano no próximo ano letivo. A Escola Básica e Secundária Luís de Camões contava com 42 alunos no 9º ano, no ano letivo passado.

A escola de Constância vai manter, assim, o 10.º ano, com um curso profissional de manutenção industrial, tendo sido aprovado, por unanimidade, na reunião de executivo de quarta-feira, um valor de 33 mil euros a atribuir em bolsas de estudo do ensino superior para o ano letivo 2023/2024.

Neste ponto, Sérgio Oliveira parabenizou todos os alunos de Constância que entraram para o ensino superior, tendo destacado duas jovens que conseguiram entrar em duas universidades de referência a nível mundial, nos Países Baixos e em Harvard (EUA). “Sentimo-nos orgulhosos pela sua entrada nestas universidades e pela referência que constituem para os colegas e para a comunidade, como um todo”.

Notícia relacionada:

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *