Foto: Paulo Jorge de Sousa

O edifício onde hoje está instalada a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, em Constância, funcionou durante muitos anos como Escola Primária Mixta de Constância, cujo centenário será assinalado este sábado, dia 21 de novembro, às 14:30, com a realização de diversas atividades.

A Escola Primária Mixta de Constância marcou gerações de alunos que ainda hoje guardam memórias e vivências daquele local de aprendizagem. E será nesse mesmo local, onde hoje está instalada a Biblioteca Municipal, que se irão assinalar os 100 anos da Escola com a apresentação de um programa cultural que incluirá uma exposição, um colóquio e um documentário, a partir das 14h30, no dia 21 de novembro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal.

O colóquio irá abordar “O Centenário da Escola Primária Mixta de Constância – O Património Cultural Imaterial do concelho” e terá como oradores Ana Maria Paiva Morão, investigadora do Centro de Tradições Populares Portuguesas da Universidade de Lisboa, que irá abordar o tema da “Literatura Oral e Tradicional: Algumas questões sobre recolha e tratamento”; Custódio Rodrigues, do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Malpique, que irá incidir sobre as “Interpretações do Fandango”; Manuel Brás, do Grupo de Cantares da Casa do Povo de Montalvo, que irá falar sobre “Cantares Tradicionais de Montalvo”; Andreia Coelho, da Associação Popular e Social de Constância, que irá desenvolver a temática “Universidade Sénior de Constância: 10 anos de existência” e Maria Cecília Correia que irá mostrar um pouco da tradição oral tradicional de Montalvo com cantigas de outros tempos (de desafio e de humor).

O segundo painel do colóquio contará com as intervenções de Anabela Cardoso que irá falar sobre o tema “De Escola a Biblioteca, as Memórias de uma Comunidade”; alunos do Agrupamento de Escolas de Constância irão explorar o tema “A recolha de memórias e a descoberta do património”, sendo que no final será exibido o documentário “Memórias da Minha Escola…”, elaborado por Cátia Freire, estagiária na Câmara Municipal de Constância no âmbito do programa PEPAL.

Durante este colóquio, os participantes poderão ficar a conhecer o trabalho que algumas associações do concelho têm vindo a desenvolver nesta área do património que é importante para a afirmação da identidade do concelho.

Para mais informações e esclarecimentos, os interessados deverão contactar a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, através do telefone 249 739 367 ou do email biblioteca@cm-constancia.pt .

Margarida Serôdio

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *