O ponto alto das celebrações ocorre a partir das 13h00, com a chegada de dezenas de embarcações engalanadas, oriundas de vários municípios ribeirinhos do Tejo e do vale do Zêzere. Recebidas com salvas de foguetes e a música da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as tripulações, trajadas à época, recriam os tempos em que os rios eram as principais vias de sustento da região.
O programa comemorativo tem início oficial pelas 11h00, nos Paços do Concelho, com o Içar das Bandeiras e a atribuição de medalhas de mérito aos Bombeiros Voluntários e a distinção dos funcionários municipais com longas carreiras ao serviço da população.
A vertente religiosa, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, ganha expressão às 14h30 com um concerto de órgão na Igreja Matriz, pela maestrina Ana Elias. Segue-se a Missa Solene (15h30) e a imponente procissão que percorrerá as ruas da vila, culminando na tradicional bênção das embarcações nos rios e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

O palco principal recebeu nomes de peso ao longo deste dias. A abertura (sexta-feira) esteve a cargo de Julinho KSD, seguido por Maninho no sábado. Ontem, domingo, os Bandidos do Cante trouxeram a tradição renovada e, esta noite, o encerramento será feito com o concerto de João Pedro Pais.
Além da componente religiosa e musical, o programa inclui o Grande Prémio da Páscoa em Atletismo, exposições, artesanato, folclore, ruas floridas e tasquinhas com gastronomia regional e doçaria tradicional.




O Dia do Concelho, celebrado a 6 de abril, mantém-se como ponto alto das festividades, com destaque para a Missa Solene, a Procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as tradicionais Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere, além da bênção das viaturas na Praça Alexandre Herculano.
O evento reafirma a identidade única de Constância, ligando o seu passado fluvial a um presente de viva celebração comunitária.

Festas do Concelho de Constância com transportes gratuitos por terra e rio
Para facilitar a deslocação e garantir que todos possam desfrutar das Festas do Concelho, o município de Constância anunciou que disponibilizará diversas soluções de transporte gratuito entre os dias 3 e 6 de abril. Durante todo o período do evento, haverá um serviço contínuo de miniautocarro, a circular entre as 15h00 e as 02h00, com paragens estratégicas em locais como o Parque de Campismo, a Câmara Municipal, o Quartel dos Bombeiros, as Piscinas e a Urbanização do Pinhal d’El Rei.
Adicionalmente, nos dias 5 e 6 de abril, a autarquia reforça a oferta com um transporte especial destinado a quem não possui meio de deslocação próprio, cobrindo diversas localidades do concelho. As partidas estão agendadas a partir das 14h00 em Malpique, passando por Aldeia de Santa Margarida, Pereira, Vale de Mestre, Portela, Constância Sul e Montalvo. O regresso está assegurado após a tarde de folclore (dia 5) e após a Procissão e Bênção dos Barcos e Viaturas (dia 6).
A mobilidade estende-se também ao rio, com a travessia do Tejo assegurada pelo barco municipal. De sexta-feira a domingo, o serviço funciona das 13h00 às 19h00 (com intervalos de 30 minutos) e das 19h00 às 02h00 (de hora a hora). Na segunda-feira, o horário será das 08h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h30, retomando a partir das 19h30 com viagens de hora a hora até à 01h00.
Notícia relacionada:

