José Mendes, Maria do Céu Albuquerque e Nuno Pereira apresentaram hoje a nova APP

“DESCUBRA Médio Tejo”. Assim se chama a nova aplicação (APP) digital hoje lançada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), para valorizar a promover os recursos turísticos da região.

A aplicação já pode ser descarregada para qualquer smartphone dando indicações, por exemplo, de locais a visitar, comer ou dormir. O investimento de 70 mil euros (com uma comparticipação de 85% de fundos comunitários) pretende facilitar a vida a quem visita esta região, fazendo com que o turista permaneça, pelo menos, durante alguns dias no Médio Tejo e visite o património turístico que existe disperso pelos  vários concelhos.

APP
José Mendes, Maria do Céu Albuquerque, Nuno Pereira e Miguel Pombeiro, na apresentação da nova APP

“Estamos a trabalhar para uma nova Era que veio substituir o tradicional guia turístico dado que, cada vez mais, o turista procura informações privilegiadas através de smartphones”, referiu Maria do Céu Albuquerque, autarca de Abrantes e presidente da CIMT.

A autarca considerou que a apresentação desta ferramenta digital “é um momento que se reveste de grande importância para a comunidade intermunicipal e os 13 municípios que a compõem dado que a partir daqui se pode vir a trabalhar num produto turístico único, sob a mesma imagem e estratégia de comunicação”.

A APP DESCUBRA Médio Tejo disponibiliza conteúdos turísticos relacionados com os treze concelhos da região. Foi desenvolvida pela empresa Gravity, no âmbito do projeto da CIMT “Afirmação Territorial do Médio Tejo”. Nuno Pereira, da Gravity, referiu na sessão de apresentação que a nível nacional já são 18 os municípios que aderiram ao “Descubra”, sendo a maioria os 13 que integram o Médio Tejo. “Esta plataforma já foi descarregada por pessoas que estão em 27 países do mundo”, realçou. No início de outubro será aberta a página de Facebook “Descubra Médio Tejo”, sendo esta plataforma digital igualmente ainda divulgada em outdoors nos vários municípios.

A par da APP DESCUBRA Médio Tejo foi também apresentada a Agenda de Eventos do Médio Tejo (www.agenda.mediotejo.pt) concebida, nos últimos três meses, por uma equipa do Instituto Politécnico de Tomar. José Mendes apresentou a nova plataforma que permite ao utilizador pesquisar os eventos por datas ou categorias, satisfazendo a “pesquisa fácil” por parte do utilizador. Exposições, teatro, música, cinema, dança, desporto, eventos gastronómicos e infantis, entre outros, passam a estar disponíveis num único sítio. Como explicou Maria do Céu Albuquerque, é dada a possibilidade aos municípios e aos agentes culturais da região de carregarem na plataforma os seus eventos. O objetivo é transformar esta agenda na principal fonte de informação sobre os eventos culturais e desportivos do território do Médio Tejo.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *