Foto: Casa Chef Victor Felisberto

O restaurante Casa Chef Victor Felisberto, em Abrantes, volta a ser distinguido com um Bib Gourmand no Guia Michelin Portugal & Espanha 2023, uma honra reservada pelos inspectores do centenário guia gastronómico francês a locais com “refeições extraordinárias” por um preço médio abaixo dos 35 euros.

A cerimónia da entrega das novas estrelas e distinções do Guia Michelin decorreu esta terça-feira, 22 de novembro, em Toledo, Espanha. Victor Felisberto conquista este prémio pelo quarto ano consecutivo, mantendo-se desde 2020 como único restaurante distinguido nesta categoria na região do Médio Tejo, e que na edição de 2023 apenas destaca 38 restaurantes a nível nacional.

Nos distritos de Santarém e de Castelo Branco, só mais dois restaurantes merecem a distinção de um Bib Gourmand: a taberna Ó Balcão, em Santarém, e a taberna A Laranjinha, na Covilhã.

Perdizes à moda de Alferrarede, do restaurante Casa Chef Victor. Foto: DR

O chef, que tem no seu currículo duas estrelas Michelin atribuídas pelo seu trabalho em Andorra e Inglaterra, abriu o seu próprio espaço em Abrantes em 2018 e depressa começou a receber clientes de todo o país, para degustarem os seus pratos únicos, como as carnes cozinhadas a baixa temperatura em forno de lenha. Guardião do receituário ribatejano, que tem vindo a recuperar, o Chef Victor Felisberto enfatiza à mesa a importância dos produtos da região.

As sobremesas são outro dos pontos fortes desta casa. O chef patenteou o seu foundant de chocolate (comprado pela Nestlé) e justifica-se uma visita nem que seja apenas para provar as suas criações doces, feitas no momento.

Sobremesa do Chef Victor Felisberto. Créditos: DR

Além dos pratos emblemáticos em forno a lenha, a carta vai sendo alterada com novas criações. As mais recentes são o Bacalhau Confitado com Molho de Ostras e Presunto Crocante, os Escalopines de Lombo de Vitela com Molho de Pimenta Verde, o Bacalhau Gratinado com Musseline de Azeitona e Alho e a Chanfana com Chocolate Negro a Baixa Temperatura.

O Restaurante Casa Chef Victor Felisberto foi considerado um dos cinco melhores restaurantes do distrito de Santarém referidos pelo TripAdvisor, é “restaurante recomendado” no guia “Boa Cama, Boa Mesa”, do jornal Expresso e venceu o galardão Revelação 2019 pelo Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, recebendo no mesmo concurso, em 2021, a distinção de Melhor Harmonização e, em 2022, o Prémio Ouro.

Patrícia Fonseca

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *