O stand dos Municípios da Lezíria no dia em que Chamusca esteve em destaque. Foto: CMC

O dia 26 de outubro foi dedicado ao Município da Chamusca no 41º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, evento que decorre de 21 de outubro a 1 de novembro, na Casa do Campino.

O Município marcou presença com uma programação especial, a convite da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), que dinamiza, uma vez mais, em conjunto com os 11 Municípios associados (Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém), o stand onde os visitantes podem ficar a conhecer o que cada concelho tem de melhor para oferecer a nível turístico e gastronómico.

Os visitantes tiveram oportunidade de falar com produtores locais, degustar alguns dos doces regionais confecionados pela Padaria A Mathilde, provar os rissóis de cogumelo feitos pela Academia Sénior Parreira e Chouto, assim como apreciar os produtos regionais confecionados pela Quinta Casal da Vinha ou degustar os doces típicos de Ulme, pela respetiva Junta de Freguesia.

Do programa gastronómico fez ainda parte a degustação de trouxas de ovos, pelas Trouxas da Cuca, e a degustação de lampreia de ovos, pela Oficina Gulosa.

A festa incluiu um showcooking dinamizado pela Chef Luísa Garcia, do restaurante Malu Sopas e Petiscos, seguido da atuação do Rancho Folclórico Etnográfico e Infantil da Carregueira.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *