Durante este mês de agosto, o Balcão Único do Prédio vai andar pelas aldeias do concelho para potenciar o mapeamento do território e aumentar o registo de representações gráficas georreferenciadas (RGG), afetas a terrenos rústicos ou mistos.
A iniciativa, em parceria com o CDLS, irá desenvolver-se nas sedes de associações locais e juntas de freguesia. O BUPi pretende facilitar o processo de registo e realização do cadastro, seguindo até às associações de Casais de Baixo, Borda da Ribeira, Aivado, Vale das Casas, Vilar do Ruivo e ainda na Casa do Povo de São João do Peso e na Junta de Freguesia da Fundada, e outras.
Refira-se que a missão do BUPI “é garantir a expansão do sistema de informação cadastral simplificado, para agregar informação local e criar uma base de conhecimento relevante sobre o território, nomeadamente sobre o nome dos proprietários das parcelas, bem como os limites efetivos das suas propriedades no território português”.
O Balcão Único do Prédio (BUPi) encontra-se em funcionamento no edifício do Município de Vila de Rei. O registo de propriedades no BUPi não tem custos associados até 2024 e não afeta as taxas referentes ao IMI. Este projeto tem como base fundamental o ordenamento do território, a valorização de recursos, a identificação dos proprietários e a prevenção de incêndios rurais, relembra a autarquia em comunicado.
Para contactar o BUPi, os interessados poderão fazê-lo através do contacto telefónico 274 890 008 ou pelo e-mail cadastrosimplificado@cm-viladerei.pt.
Notícia relacionada