Foto: Aldeias do Xisto

Durante este mês de agosto, o Balcão Único do Prédio vai andar pelas aldeias do concelho para potenciar o mapeamento do território e aumentar o registo de representações gráficas georreferenciadas (RGG), afetas a terrenos rústicos ou mistos.

A iniciativa, em parceria com o CDLS, irá desenvolver-se nas sedes de associações locais e juntas de freguesia. O BUPi pretende facilitar o processo de registo e realização do cadastro, seguindo até às associações de Casais de Baixo, Borda da Ribeira, Aivado, Vale das Casas, Vilar do Ruivo e ainda na Casa do Povo de São João do Peso e na Junta de Freguesia da Fundada, e outras.

Refira-se que a missão do BUPI “é garantir a expansão do sistema de informação cadastral simplificado, para agregar informação local e criar uma base de conhecimento relevante sobre o território, nomeadamente sobre o nome dos proprietários das parcelas, bem como os limites efetivos das suas propriedades no território português”.

O Balcão Único do Prédio (BUPi) encontra-se em funcionamento no edifício do Município de Vila de Rei. O registo de propriedades no BUPi não tem custos associados até 2024 e não afeta as taxas referentes ao IMI. Este projeto tem como base fundamental o ordenamento do território, a valorização de recursos, a identificação dos proprietários e a prevenção de incêndios rurais, relembra a autarquia em comunicado.

Para contactar o BUPi, os interessados poderão fazê-lo através do contacto telefónico 274 890 008 ou pelo e-mail cadastrosimplificado@cm-viladerei.pt.

Notícia relacionada

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.