O presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, foi eleito para integrar o Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), no âmbito do Congresso anual da Associação que decorreu recentemente, reunindo autarcas de todo o país.
A eleição representa um “reconhecimento da confiança depositada pelos pares autarcas e uma oportunidade para reforçar a intervenção de Tomar no plano nacional, contribuindo para o debate sobre políticas públicas, a cooperação entre municípios e o fortalecimento da autonomia local”, refere a nota divulgada.
Em conjunto com outros autarcas eleitos, Tiago Carrão integrará um órgão consultivo e deliberativo da ANMP, refletindo o “compromisso do município de Tomar com o diálogo institucional, a partilha de boas práticas e a defesa dos interesses das populações perante os desafios atuais da governação local”.
O autarca afirma que esta nova responsabilidade será “exercida com o mesmo rigor, proximidade e sentido de missão que orientam o seu mandato em Tomar, contribuindo com uma voz ativa em temas que impactam diretamente as autarquias e as suas comunidades”.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) decorreu nos dias 13 e 14 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, reunindo centenas de autarcas de todo o país sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
O Congresso teve carácter eletivo, tendo sido escolhidos os novos órgãos sociais da ANMP para o mandato 2025-2029, incluindo a Mesa do Congresso, o Conselho Geral, o Conselho Diretivo e o Conselho Fiscal. Pedro Pimpão, autarca de Pombal, foi eleito presidente da ANMP para o próximo mandato.
Ao longo dos dois dias foram debatidas matérias centrais para o futuro dos municípios, com destaque para a descentralização, o financiamento do poder local, a sustentabilidade e a coesão territorial.
O município de Tomar esteve representado no congresso pela Vice-Presidente da Câmara Municipal, Célia Bonet, pelo Presidente da Assembleia Municipal, João Tenreiro, e por Alexandre Horta, Presidente da Junta da União de Freguesias de S. João Baptista e Sta. Maria dos Olivais.
O encerramento contou com a presença de Luís Montenegro, Primeiro-Ministro, reforçando a relevância do congresso enquanto espaço de diálogo entre o poder local e o Governo e sublinhando a importância dos municípios na construção de um país mais coeso e equilibrado.
