Eleições autárquicas, covid-19, mortes que nos chocaram mas também histórias inspiradoras: uma viagem pelo ano que agora terminou, através das notícias mais populares junto dos nossos leitores. 

  1. Resultados das eleições autárquicas, minuto a minuto. O liveblog onde acompanhámos o fecho das urnas e divulgámos os resultados nas freguesias e das câmaras municipais, bem como as primeiras reações, em direto, dos vencedores e vencidos da noite, foi o artigo mais lido do ano.

     
    Anúncio da vitória de Bruno Gomes em Ferreira do Zêzere, a primeira vez que o PS conquista a câmara naquele concelho, desde o 25 de Abril de 1974.

    Os debates que organizámos com todos os candidatos às câmaras dos 13 concelhos do Médio Tejo também foram vistos por mais de 100 mil pessoas.

    Este foi o único debate realizado com todos os candidatos à Câmara de Torres Novas. Créditos: mediotejo.net
  2. Especial | 1 ano de Covid-19 na região

    A paciente zero | “Isto é uma roleta-russa e eu fui a infeliz contemplada” – o testemunho do 1º caso na região | A 16 de março de 2020, Sandra fez o teste que iria mudar a sua vida. Passou sete semanas em isolamento e, pela primeira vez, acedeu a dar uma entrevista e partilhar o que viveu nesses dias em que se sentiu “um verdadeiro E.T.”. Para os profissionais de saúde da região, esta tomarense de 46 anos foi mais do que um caso de covid-19: foi a paciente zero que a todos colocou à prova.

    Detalhes dos primeiros dias de internamento, no Hospital de Abrantes.
  3. Ferreira do Zêzere | Quando um javali se torna animal de estimação (c/vídeo)

    Há quem tenha cães, gatos ou pássaros como animais de estimação, outros preferem animais mais fora do vulgar. É o que acontece com os Rodrigues, que têm um javali, a quem batizaram de ‘Riscas’. O animal até teve direito a ser benzido na igreja de Dornes, em Dia de Santo António.

    O Riscas já faz parte da família Rodrigues. Créditos: mediotejo.net
  4. Obituário | Miguel Abreu, o engenheiro de Abrantes que se apaixonou por África (1972-2021) “Era um homem de bem com o mundo, de olhar limpo, gargalhada franca e abraço forte, e será por todos recordado como alguém que se atirou à vida com a mesma audácia com que enfrentava as mais majestosas ondas.”
    Miguel Abreu morreu de Covid-19, em Maputo.
  5. Abrantes | Família junta-se às buscas de Tomás Alcaravela, desaparecido na República Checa Tomás Alcaravela, jovem abrantino de 20 anos, desapareceu na madrugada de 6 de novembro, na República Checa, onde se encontrava a estudar Medicina. Acabaria por ser encontrado morto três dias depois, num saguão do prédio onde residia, na cidade de Plzen.
    Tomás Alcaravela perdeu a vida na República Checa, onde estudava Medicina. Créditos: DR
  6. Exclusivo | Quem é Ana Alves, a mulher detida após a morte de duas idosas num lar ilegal de Riachos Amigos notaram a degradação da sua condição psicológica no último ano, na sequência de um divórcio, da luta pela guarda do filho e de problemas económicos resultantes de compras que faria compulsivamente.
    Ana Alves foi detida pela Polícia Judiciária na sexta-feira, 5 de março, e vai aguardar julgamento em prisão preventiva. Créditos: DR/mediotejo.net
  7. Francisca Dias: dos sabores tradicionais de Mação à cozinha infernal de Ljubomir Stanisic A vencedora do Hell’s Kitchen Portugal, da SIC, tem as suas raízes na aldeia do Pereiro, em Mação, e crescer ali deu-lhe competências diferentes no concurso. Apaixonada pelos tachos desde pequena, a família reconhece-lhe a persistência em alcançar os seus sonhos.
    Créditos: SIC/Impresa
  8. Reportagem | Como a busca por um cão perdido acabou na missão de recuperar a casa de Anabela O que Susana Estriga tem conseguido erguer num pequeno terreno de pastores, gerindo a boa vontade de dezenas de pessoas, está próximo de um milagre.
    Anabela e um dos seus cães, Snoopy, na casa dos avós pastores, no Tramagal. Créditos: mediotejo.net
  9. Ourém | No mundo dos mirtilos: a história de um recomeço através da agricultura Susana e Jorge queriam mudar de vida. O stress e os ritmos acelerados do atual mercado de trabalho não permitiam o bem estar familiar que ambicionavam e começaram a sonhar com um regresso a uma vida mais natural ou, pelo menos, diferente da que tinham. Foi assim que começou a germinar o projeto de se tornarem donos de uma pequena quinta dedicada à produção de frutos silvestres.
    Projeto para a produção de mirtilos teve o apoio do programa PRODER Foto: mediotejo.net
  10. Abrantes | Roubo de 120 borregos deixa pastor da Chaminé com o ano arruinado (c/vídeo) As festas ficaram estragadas para a família de Manuel “Lobo”, como é conhecido o pastor da aldeia da Chaminé, no concelho de Abrantes. Na madrugada de 17 de dezembro roubaram-lhe 120 borregos e 29 ovelhas de criação. “É um grande prejuízo… mais de 12 mil euros”, lamenta-se o homem, que faz 75 anos no Dia de Natal.
    Manuel “Lobo” com um dos seus borregos recém-nascidos. Fotografia: mediotejo.net

Patrícia Fonseca

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *