Tomás Alcaravela, jovem abrantino de 20 anos, encontra-se desaparecido desde a madrugada de sábado, dia 6 de novembro, na República Checa, confirmou o mediotejo.net junto da família deste aluno de Medicina, que se encontra a estudar na cidade de Pilsen, naquele país. A mãe, o pai e o tio partiram já para a República Checa para se juntarem aos grupos de busca.
Tomás Alcaravela é filho do médico cardiologista abrantino Jorge Alcaravela e neto de Silvino Alcaravela, que foi administrador do Hospital de Abrantes.
A notícia do desaparecimento foi partilhada pela ISMAP – Associação de Estudantes que representa alunos estrangeiros que estudam na faculdade de Medicina da Universidade de Charles, em Pilsen, que organiza esta tarde uma missão de busca do aluno, a partir do último ponto onde as autoridades detetaram o sinal do seu telemóvel.
Na publicação refere-se que Tomás foi visto pela última vez às 5h00 da madrugada de sábado, no seu apartamento em Puškinova.
A mesma publicação informa que o seu desaparecimento foi comunicado às autoridades e que a polícia já distribuiu fotos e procurou em todos os bares, além de estar a realizar buscas de helicóptero.
Refere-se ainda que ontem, dia 7, a policia detetou três sinais de localização do telemóvel de Tiago perto da praça da cidade, e que terá sido uma tentativa de contacto da mãe.
O jovem foi procurado em todos os hospitais da zona, mas sem sucesso.
Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros português afirmou à Lusa que “tem conhecimento dos factos relacionados com o desaparecimento de um cidadão português estudante na República Checa”.
A mesma fonte disse ainda que “através da Embaixada em Praga e do Gabinete de Emergência Consular, estamos em contacto com a respetiva família”.
E acrescentou: “Acompanhamos também todas as diligências que as autoridades policiais checas estão a realizar para identificar o paradeiro desse cidadão”.
Na última vez em que foi visto, o jovem abrantino usava uma t-shirt azul escura, calças de ganga e ténis pretos.
C/Lusa