Toda a estrada, e não apenas o troço mais degradado, que liga Serra de Santo António a Minde, no concelho de Alcanena, vai ser requalificada ainda este ano. A promessa foi deixada pela presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, no centenário da freguesia, no domingo, 29 de abril. Um investimento, adiantou, de 300 mil euros.
A estrada a pique que liga a Serra a Minde encontra-se atualmente em mau estado, pelo que, devido ao registo de vários acidentes no local, o município decidiu encerrá-la à circulação com a chegada das fortes chuvas dos últimos meses. O problema é que esta é a ligação mais direta entre as duas localidades e a zona industrial, o que levou a sucessivas infrações da vedação e retirada da sinalização de bloqueio pelas populações, assim como queixas nas reuniões de câmara de Alcanena.
A presidente afirmou sempre que se tratava de uma questão de segurança, estando a requalificação do troço mais degradado finalmente prevista para 2018. No âmbito das celebrações do centenário da Serra de Santo António deste domingo, Fernanda Asseiceira anunciou porém que o executivo decidiu requalificar afinal toda a estrada, desde a saída da Serra até Minde.
O investimento previsto subirá assim de 150 mil para 300 mil euros, devendo a decisão ir à próxima reunião de câmara (7 de maio). Os procedimentos concursais tornam-se também mais complexos, não avançando de imediato.
“Em 2018 a Serra ficará ligada a Minde com a dignidade que merece”, prometeu, lamentando os momentos recentes “que correram menos bem”, eventualmente por falhas de comunicação.