ER361 tem sido uma preocupação constante para a autarquia de Alcanena e vai agora ser reabilitada. Foto: mediotejo.net

A assembleia municipal de Alcanena aprovou por unanimidade na sessão de 15 de outubro uma moção pela reabilitação da Estrada Nacional (EN) 361. O documento foi enviado ao Governo e várias entidades regionais e de preservação ambiental.

A EN361, entre Alcanede e Alcanena, já foi alvo de uma extensa requalificação, mas ficou por terminar o troço final, a partir de Amiais de Cima, a cerca de oito quilómetros da sede deste município do Médio Tejo. A estrada é bastante utilizada pelos camiões das pedreiras da região, atravessando boa parte da freguesia de Monsanto, concelho de Alcanena. O presidente da junta, Orlando Filipe, é por tal um dos que mais se tem queixado das consequências da grande degradação da estrada para a circulação rodoviária dos moradores, que salientam os prejuízos em automóveis e risco elevado de acidentes. O mediotejo.net fez uma reportagem sobre esta estrada, que pode ser lida aqui.

O problema vem-se arrastando há cerca de uma década e a assembleia municipal decidiu aprovar nova moção, apelando a medidas urgentes, para que se cumpra o prazo previsto de obras de beneficiação em 2017.

O texto, enviado às Infraestruturas de Portugal (IP) e ao Gabinete do Primeiro Ministro, entre outras entidades, lembra que a obra está prevista desde 2010, mas que em 2013 ficaram por concluir os últimos oito quilómetros de estrada. “Considerando também que, decorridos mais de seis anos, o estado de degradação daquele troço foi agravado ao ponto de a circulação constituir um elevado risco, que teve como consequência vários acidentes, dos quais resultaram vítimas, acrescendo ao elevado risco para a segurança dos utentes” e a importância do troço para a economia da região, a assembleia municipal de Alcanena solicita à IP “na qualidade de responsável pela resolução do estado de degradação da ER 361, nomeadamente: desenvolver as ações que permitam obter a aprovação deste projeto que contempla a beneficiação e a correção do traçado, no troço Amiais de Cima – Monsanto-Alcanena; garantir a dotação orçamental que permita o lançamento do concurso para a realização desta empreitada; calendarizar a execução da empreitada para que a sua realização ocorra antes do período de inverno de 2017”.

O documento seguiu ainda para o Ministério das Infraestruturas e Transportes, ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, CILT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Deputados dos Grupos Parlamentares eleitos pelo Distrito de Santarém, Câmara Municipal de Alcanena, Câmara e Assembleia Municipal de Santarém e Câmara e Assembleia Municipal de Rio Maior.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

Leave a Reply