No âmbito das comemorações do 13º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, que se assinala esta segunda-feira, dia 28 de Setembro, o escritor João Tordo vai apresentar naquele espaço o seu oitavo romance: “O luto de Elias Gro”.
O evento está marcado para as 19h.
O livro “O luto de Elias Grou” fala de um homem que procura a solidão e o esquecimento, numa pequena ilha do Atlântico, mas acaba por encontrar muito mais. A ilha alberga criaturas singulares como um padre sonhador, de nome Elias; Gro, uma menina de 11 anos perita em anatomia; Alma, uma senhora com um coração maior que a ilha; Norbert, um velho louco que tem por hábito vaguear na noite; e o fantasma de um escritor, cuja casa foi engolida pelo mar. O narrador, lacerado pelo passado, luta com os seus demónios no local que escolheu para se isolar: um farol abandonado, à mercê dos caprichos da natureza – e dos outros habitantes da ilha.
“O luto de Elas Gro” é o romance mais atmosférico e intimista de João Tordo, um mergulho na alma humana, no que ela tem de mais obscuro e luminoso.
João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. É formado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou como jornalista freelancer em vários jornais e viveu em Londres e nos Estados Unidos.
Em 2001, venceu o Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura e, mais tarde, o Prémio Literário José Saramago 2009 com “As Três Vidas”, tendo sido finalista, com o mesmo romance, do Prémio Portugal Telecom, em 2011. Com o romance “O Bom Inverno”, publicado em 2010, foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores e do Prémio Fernando Namora.