A Escola de Futebol do Concelho de Alcanena (EFCA) celebrou no sábado, 8 de outubro, os 20 anos da sua formação. Com cerca de 150 alunos, dos 5 aos 16 anos, a estrutura tem ganho fama e dimensão ao longo das últimas décadas, sendo considerada uma “referência” no distrito de Santarém. Ao mediotejo.net, o presidente da junta de Bugalhos, Luís Ramos, adiantou que a freguesia se prepara para apostar em obras de requalificação e construção de um novo campo de futebol, uma vez que o existente já não consegue responder às necessidades.
O dia foi marcado por um conjunto de jogos e um lanche ao final da tarde, onde se cantaram os Parabéns e cortou-se o bolo de aniversário. José Carlos Santos, presidente da EFCA, salientou ao mediotejo.net que mais que preparar jogadores de futebol, a escola compromete-se em “formar homens” aptos para a vida em sociedade. “O grande lema desta escola é preparar o futuro. O nosso grande lema é ajudar a formar homens. Não estamos muito preocupados em formar futebolistas, porque todos eles podem ser futebolistas”, explicou.

O responsável explicou que a EFCA é sobretudo uma “escola de formação” e que se procura ter uma espaço inclusivo que ajude as crianças a crescerem, apostando-se também na vertente social. Até ao momento ainda não houve nenhum jogador de futebol de destaque nacional a ter-se iniciado na EFCA, mas há vários jovens em equipas de futebol pelo país. “Queremos que eles sejam cristianos ronaldos e messis, se não for no futebol que sejam cristianos ronaldos e messis na vida profissional”, sublinhou, explicando que muitos acabam por optar pelos estudos quando chegam aos 16 anos.
A EFCA subsiste através de um contrato programa com a câmara, com um apoio estimado pelo número de atletas, mas também com patrocínios de empresas e indústria local, para além do apoio dos pais dos jogadores. O parque desportivo é da junta de Bugalhos, que também contribui. Durante o aniversário também o presidente da junta de Alcanena e Vila Moreira, António Frazão, entregou um apoio monetário a José Carlos Santos, referindo que apesar da escola ser em Bugalhos é de todo o concelho e a sua autarquia tem procurado ajudar sempre que é necessário.
Com uma avaliação positiva de duas décadas de trabalho, José Carlos Santos referiu ainda que a EFCA é uma “referência no distrito” e que o trabalho de formação é reconhecido pelas equipas. “Muitas das ações que fazemos são copiadas por outros clubes, sinal que estamos a trabalhar bem”, referiu.
Já Luís Ramos adiantou ao mediotejo.net que a autarquia pretende avançar no próximo ano com um conjunto de obras no parque desportivo, que se torna pequeno para as suas necessidade de utilização. Um segundo campo, mais estacionamento e melhorar bancadas e WCs estão nos planos. “Temos que ter estas preocupações em todas as valências”, explicou, referindo que se vai procurar apoio em programas comunitários e ao município.

Em representação da Câmara Municipal, o vereador Hugo Santarém anunciou ao público presente que já foi lançado o desafio para que uma equipa nacional jogue em Alcanena. Salientava assim que para haver uma seleção nacional campeã da Europa são necessárias estruturas como a EFCA a formar os mais novos.
Presente também na ocasião, o presidente da Associação de Futebol de Santarém considerou a EFCA um “projeto de referência na formação dos mais jovens”.
O aniversário da EFCA reuniu no parque desportivo de Bugalhos algumas centenas de pais e crianças, num espaço que é considerado pelos locais como um dos grandes pontos da vida social da freguesia.
Boa tarde!
“para que uma equipa nacional jogue em Alcanena”? Não terá querido dizer “jogue pela EFCA”? Penso ser do vosso conhecimento que existem equipas nacionais a jogar em Alcanena.
Sugiro, ainda, que analise o símbolo da EFCA no que diz respeito à data de fundação; serão mesmo 20 anos?!
Agradeço-lhe o seu tempo!